Açoriano Oriental
Arqueólogos descobrem túmulo de rainha egípcia desconhecida
Arqueólogos checos descobriram no Egito o túmulo de uma rainha até agora desconhecida, Khant Kaous III, mulher de um faraó da 5ª dinastia que reinou há cerca de 4500 anos, anunciou o ministério egípcio das Antiguidades.

Autor: Lusa/AO online

 

“Pela primeira vez descobrimos o nome dessa rainha, desconhecida até agora, que se encontrou o seu túmulo”, afirmou o ministro das Antiguidades Mamdouh al-Damaty, em comunicado citado pela agência francesa AFP.

O túmulo foi descoberto a sudoeste do Cairo, capital do país, na localidade de Abou Sir, onde se encontram várias pirâmides de faraós da 5.ª dinastia, que reinou no Alto Egito cerca de 2.500 anos antes de Cristo (A.C.).

Esta descoberta “vai permitir esclarecer certos aspetos desconhecidos acerca da 5.ª dinastia, que conjuntamente com a 4.ª dinastia, foi testemunha da construção das primeiras pirâmides”, referiu o ministro.

O túmulo remonta a meados da 5.ª dinastia (2494-2345 A.C.), de acordo com um responsável ministerial.

O túmulo foi descoberto junto ao do faraó Neferefré, indicou o diretor da missão arqueológica checa, Miroslav Barta, que referiu que isso “leva a pensar que a rainha era a mulher de Neferefré”.

Os arqueólogos encontraram no local objetos da vida quotidiana, 24 dos quais em calcário e quatro em cobre. Encontraram ainda inscrições murais feitas pelos construtores do túmulo, que incluem o nome e os títulos da rainha, de acordo com o comunicado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados