Açoriano Oriental
Arábia Saudita vai pagar "preço elevado" pela execução de líder religioso xiita diz governo iraniano
O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Ansari Jaber, afirmou hoje que a Arábia Saudita vai pagar um "preço elevado" pela execução do dignitário religioso xiita Nimr Bager al-Nimr.
Arábia Saudita vai pagar "preço elevado" pela execução de líder religioso xiita diz governo iraniano

Autor: Lusa / AO online

 

"O governo saudita apoia, por um lado, os movimentos terroristas e extremistas e, ao mesmo tempo, utiliza a linguagem da repressão e da pena de morte contra os seus opositores internos (...) ele [governo] vai pagar um preço elevado por estas políticas", disse Ansari Jaber, citado pela agência de notícias iraniana IRNA.

As declarações de Ansari Jaber surgem na sequência do anúncio da execução, na Arábia Saudita, de 47 pessoas condenadas por terrorismo, entre as quais a Nimr Baqir al-Nimr, figura da contestação contra o regime saudita.

O irmão do líder xiita também já reagiu à sua morte, advertindo que poderá desencadear uma reação de "ira dos jovens xiitas na Arábia Saudita", ao mesmo tempo que apelou à calma.

"Esta ação provocará a cólera dos jovens", disse M. Nimr à agência France Presse (AFP), acrescentando: "Espero que seja um movimento de protesto pacífico".

O dignitário religioso xiita Nimr Bager al-Nimr, um acérrimo crítico do regime saudita, foi condenado à morte em outubro de 2014 por rebelião, "desobediência ao soberano" e "porte de armas".

O dirigente religioso esteve na liderança dos protestos da população xiita em 2011 e 2012 no leste da Arábia Saudita, onde são maioritários, num país em que predomina o islamismo sunita, praticado por 85% dos 30 milhões de habitantes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados