Açoriano Oriental
Autárquicas/Ponta Delgada
Apenas PS e BE com candidatos ao município liderado pelo PSD

A poucos meses das eleições autárquicas, apenas o PS e o BE apresentaram candidaturas à Câmara Municipal de Ponta Delgada, a maior autarquia dos Açores, que em democracia foi quase sempre liderada pelo PSD.

Apenas PS e BE com candidatos ao município liderado pelo PSD

Autor: Rui Pedro Paiva/Lusa/AO Online

Em 11 eleições autárquicas livres, o PSD presidiu quase sempre à Câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993, em que socialistas em coligação com o CDS-PP ‘tiraram’ a autarquia aos sociais-democratas.

A 28 de maio, o PS anunciou que André Viveiros, que lidera a bancada do partido na Assembleia Municipal, iria ser o candidato à presidência da Câmara de Ponta Delgada.

O candidato socialista tem 61 anos, é formado em História, e foi presidente da Junta de Freguesia das Capelas, em Ponta Delgada, entre 1997 e 2013, presidente do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) entre 2006 e 2007, e ainda diretor executivo da Escola Profissional das Capelas.

À agência Lusa, André Viveiros afirmou que a cidade precisa de uma “alma nova” e que os municípios “estão cansados” da governação social-democrata.

O socialista considerou que a sua “mais-valia” enquanto candidato são as suas “competências profissionais”, a “experiência autárquica” e “formação académica” e nunca ter estado no “top” do desempenho das funções públicas e políticas.

A cabeça de lista do BE/Açores, Vera Pires, foi anunciada como candidata a Ponta Delgada a 02 de junho.

A bloquista de 55 anos, deputada municipal há três mandatos na assembleia daquele concelho, disse querer travar uma “luta” para conseguir uma “melhoria dramática” nos transportes públicos e promover uma “harmonia entre o rural e o urbano” no concelho.

Vera Pires, natural de Lisboa, vive nos Açores desde 1983, é licenciada em Línguas e Literatura Europeias pela academia açoriana, sendo funcionária da transportadora área SATA há 34 anos.

A Câmara de Ponta Delgada é atualmente liderada pela social-democrata Maria José Duarte, a terceira presidente do município no atual mandato.

A 27 de dezembro de 2020, Maria José Duarte disse não estar nos seus planos candidatar-se à presidência daquela câmara nas próximas autárquicas, uma vez que assumiu o “compromisso” de “concluir o presente mandato”.

Em junho do ano passado, a até então vice-presidente Maria José Duarte assumiu a presidência da câmara depois de Humberto Melo ter renunciado ao cargo por questões de saúde.

Humberto Melo havia em março sucedido a José Manuel Bolieiro, que saiu da autarquia para se dedicar em exclusivo à liderança do PSD/Açores. Bolieiro assumiu posteriormente a liderança do Governo dos Açores.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD, com Bolieiro, venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%).

Segundo a PORDATA, Ponta Delgada, com 233 quilómetros quadrados, tinha 67.900 mil habitantes em 2019 (menos 1.163 do que em 2010).

Com 15,9% de jovens com menos de 15 anos na sua população, o concelho tinha então 13,5% de idosos, com 85 idosos por cada 100 jovens (em 2010 tinha 58 idosos por cada 100 jovens).

De acordo com a plataforma EyeData, o valor médio mensal ganho por um trabalhador por conta de outrem em 2018 era de 1.147,40 euros, ligeiramente abaixo da média nacional de 1.168,42 euros.

Em 2019 Ponta Delgada tinha 6,54 médicos por mil habitantes, um valor acima da média do país, que se situava nos 5,39.

O município tinha ainda uma taxa de retenção no ensino básico de 8,20%, acima da média nacional (3,80%).

O município é composto por 24 freguesias: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Barbára, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro, mas a data ainda não foi anunciada.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados