Açoriano Oriental
António Ventura acusa República de "silêncio comprometedor" sobre o AIR Centre

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, acusou o governo de António Costa de "continuar sem dar respostas concretas sobre os benefícios para a Terceira e para a Região da criação do Air Centre", numa postura que classifica como "um silêncio comprometedor, que já dura há quase três anos", afirmou, citado em comunicado.

António Ventura acusa República de "silêncio comprometedor" sobre o AIR Centre

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O social democrata, que se recandidata a novo mandato, lembra que, em dezembro de 2016, "os deputados do PSD na Assembleia da República, questionaram, por escrito, o Ministro da Ciência e o Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o Air Centre, para saber que ilhas dos Açores iam ser envolvidas no projeto, tendo em conta as infraestruturas existentes e a construir. Quisemos também saber quanto postos de trabalho se previam criar e qual o contributo estimado para o PIB regional".


O deputado recorda ainda que o Air Centre foi anunciado para fazer face à quebra na economia da ilha Terceira e dos Açores, pela "diminuição da presença das forças norte-americanas na Base das Lajes provocou. Uma quebra estimada em 100 milhões de euros por ano", sublinha.


"Porém, por este projeto, a Universidade do Minho recebeu um supercomputador. E existem agora anúncios recentes do governo regional sobre a abertura de dois polos do Air Centre no Brasil", acrescenta.


Desta forma, o deputado questiona:"A questão é saber dos benefícios para a Terceira e os Açores. Onde estão?".


O deputado diz ainda que o Governo da República deve, "antes do fim da legislatura, responder às questões colocadas. mesmo se já incorreu num grave desrespeito à Assembleia da República, pela falta de comunicação".


"Esta omissão é um ato claro de que, e avaliando os factos, nada de substancial vai acontecer nos Açores, a este respeito", conclui o social democrata.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados