António Ventura acusa República de "silêncio comprometedor" sobre o AIR Centre

António Ventura acusa República de "silêncio comprometedor" sobre o AIR Centre

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   22 de Ago de 2019, 15:39

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, acusou o governo de António Costa de "continuar sem dar respostas concretas sobre os benefícios para a Terceira e para a Região da criação do Air Centre", numa postura que classifica como "um silêncio comprometedor, que já dura há quase três anos", afirmou, citado em comunicado.

O social democrata, que se recandidata a novo mandato, lembra que, em dezembro de 2016, "os deputados do PSD na Assembleia da República, questionaram, por escrito, o Ministro da Ciência e o Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o Air Centre, para saber que ilhas dos Açores iam ser envolvidas no projeto, tendo em conta as infraestruturas existentes e a construir. Quisemos também saber quanto postos de trabalho se previam criar e qual o contributo estimado para o PIB regional".


O deputado recorda ainda que o Air Centre foi anunciado para fazer face à quebra na economia da ilha Terceira e dos Açores, pela "diminuição da presença das forças norte-americanas na Base das Lajes provocou. Uma quebra estimada em 100 milhões de euros por ano", sublinha.


"Porém, por este projeto, a Universidade do Minho recebeu um supercomputador. E existem agora anúncios recentes do governo regional sobre a abertura de dois polos do Air Centre no Brasil", acrescenta.


Desta forma, o deputado questiona:"A questão é saber dos benefícios para a Terceira e os Açores. Onde estão?".


O deputado diz ainda que o Governo da República deve, "antes do fim da legislatura, responder às questões colocadas. mesmo se já incorreu num grave desrespeito à Assembleia da República, pela falta de comunicação".


"Esta omissão é um ato claro de que, e avaliando os factos, nada de substancial vai acontecer nos Açores, a este respeito", conclui o social democrata.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.