Açoriano Oriental
António Costa considera "absolutamente crítico" aposta na qualificação de recursos
O primeiro-ministro afirmou que investir na qualificação de recursos é "absolutamente crítico" para o sucesso do país porque só por essa via Portugal será competitivo, reafirmando que aquele investimento é a prioridade para a próxima década.
António Costa considera "absolutamente crítico" aposta na qualificação de recursos

Autor: Lusa/AO online

Em Braga, na inauguração do novo centro de competências da Fujitsu, António Costa afirmou que Portugal não tem que temer a globalização porque é dos países que está em "melhores condições" para aproveitar aquele fenómeno.

"Investir nas qualificações é absolutamente crítico para o sucesso do pais e das nossas empresas e é por isso que temos como prioridade investir nas qualificações e não temos quaisquer dúvidas que é por essa via que seremos competitivos", defendeu António Costa.

No seu discurso, o primeiro-ministro explicou que "pessoal altamente qualificado" é um "recurso fundamental para o país.

"É prioritário investir na qualificação dos nossos recursos. Nos jovens que estão hoje a sair das universidades e investir naqueles das gerações mais antigas que não tiveram este percurso educativo e para quem é fundamental investir em formação ao longo da vida para encontrar novas oportunidades de trabalho", explanou.

Por isso, António Costa lembrou que o Programa Nacional de Reformas já aprovado define como "primeiro pilar de desenvolvimento as qualificações, desde o pré-escolar, ao combate ao insucesso escolar, investir no Ensino Superior e em formação ao longo da vida".

A Fujitsu é o maio empregador japonês em Portugal, empregando cerca de 1000 colaboradores, 100 dos quais neste novo centro em Braga para o qual está prevista a entrada de mais 200 trabalhadores.

Este novo centro de competência representa um investimento da marca nipónica de cerca de um milhão de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados