Açoriano Oriental
Autárquicas 2021
André Viveiros quer evitar despovoamento”de freguesias rurais em Ponta Delgada

O candidato do PS à Câmara de Ponta Delgada, André Viveiros, afirmou hoje que é necessário “evitar o despovoamento” das freguesias rurais do concelho, defendendo a aposta no turismo e o reforço das competências das Juntas de Freguesia.

 André Viveiros  quer evitar despovoamento”de freguesias rurais em Ponta Delgada

Autor: Lusa/AO Online

O candidato do PS à Câmara de Ponta Delgada, André Viveiros, afirmou hoje que é necessário “evitar o despovoamento” das freguesias rurais do concelho, defendendo a aposta no turismo e o reforço das competências das Juntas de Freguesia.

Em declarações à agência Lusa, durante uma ação de campanha na freguesia da Candelária, André Viveiros destacou que as freguesias rurais de Ponta Delgada “não podem continuar a perder população”.

“[É necessário] evitar o despovoamento, evitar o abandono das nossas freguesias rurais. Deixá-las como seu património, com a sua identidade, e se possível com mais riqueza”, declarou.

O socialista defendeu o desenvolvimento das “potencialidades endógenas” das freguesias, para evitar a perda de população.

 “Não podemos continuar a perder população nas nossas freguesias, nomeadamente nas nossas freguesias ditas rurais. Elas têm os seus aglomerados, têm os seus processos identitários e esses não os podemos perder, sob pena (…) de deixar para trás um património”, afirmou.

De acordo com os dados preliminares do Censos 2021, o concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, continua o mais povoado da região autónoma, com 67.287 residentes, mas registou uma perda de 1.522 (menos 2,2%) relativamente a 2011.

André Viveiros afirmou que o turismo pode ser uma “alavanca” do desenvolvimento do concelho e um “complemento” para a “criação de riqueza” nas freguesias rurais, juntamente com as “produções locais”.

“O turismo pode estar disseminado em todas as nossas freguesias rurais. Consequentemente, pode derramar riqueza, pode derramar rendimento”, assinalou.

O candidato do PS à maior autarquia dos Açores defendeu a utilização do “modo de vida” das freguesias rurais como uma “forma de potenciar o turismo”.

André Viveiros disse ainda ser “importante reforçar a delegação das competências” das freguesias.

Segundo advogou, as freguesias devem ter a “capacidade” de “definir as prioridades dentro de um conceito alargado” estabelecido pelo município.

O candidato deu o exemplo da rede viária: “Não precisamos agora de discriminar o caminho, a rua ou o passeio. O que podemos dizer, por exemplo, é que é preciso melhorar a rede viária e dentro da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia aí sim, alguém (…) decide qual é a rua e qual é o passeio”.

São candidatos à Câmara de Ponta Delgada Pedro Nascimento Cabral (PSD), André Viveiros (PS), Vera Pires (BE), Luís Miguel Quental (IL), Luís Franco (Chega), Rui Teixeira (CDU) e Dinarte Pimentel (PAN).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados