Açoriano Oriental
Autárquicas/Ponta Delgada
André Viveiros, do PS, quer dar “alma nova” ao concelho

O candidato do PS/Açores à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada nas próximas eleições autárquicas, o historiador André Viveiros, afirma que o concelho precisa de uma “alma nova” e que os munícipes “estão cansados” da governação social-democrata.

André Viveiros, do PS, quer dar “alma nova” ao concelho

Autor: Rui Pedro Paiva/Lusa/AO Online

Em entrevista à agência Lusa, o socialista revelou ter avançado com uma candidatura à maior autarquia dos Açores após ter “feito um diagnóstico” do atual estado da cidade e por acreditar que tem “competências profissionais”, “experiência autárquica” e “formação académica”.

“Senti que a cidade e o concelho de Ponta Delgada precisam de uma vida nova, uma alma nova, nomeadamente a cidade, que está mergulhada num abismo”, justificou.

André Viveiros considera que Ponta Delgada se tornou uma “cidade fantasma”, que sofre uma “profunda degradação urbana” nas “habitações, no comércio e no espaço público”.

“Aquilo que senti dos munícipes é que estão cansados do atual modelo de gestão em que o mesmo partido governa a câmara há 28 anos”, afirmou.

E acrescentou: “Também senti que as pessoas não querem o poder regional e municipal da mesma cor. É aquela velha conversa, não querem os ovos todos no mesmo cesto.”

O atual líder da bancada socialista na Assembleia Municipal disse ser necessário “elaborar um projeto de mudança” para o concelho que inclua seis eixos de mudança.

Para André Viveiros, é necessário dar uma “permanente atenção às famílias” e “apoiar a revitalização das empresas”, sobretudo as do comércio tradicional, devido à crise da pandemia da Covid-19.

O socialista pretende ainda “promover a regeneração urbana”, fomentar a atividade cultural, apoiar a ligação às freguesias e “melhorar os sistemas de abastecimento de água, saneamento básico e recolha e tratamento de sólidos”.

“Ponta Delgada herdou dívida muito complexa do passado, mas nunca houve uma estratégia de pensar na reabilitação urbana para as pessoas e para os turistas”, reforçou.

André Viveiros disse que a sua “mais-valia” enquanto candidato é nunca ter estado no “top” do desempenho das funções públicas e políticas.

“Não vou dizer que me preparei para presidente de câmara, mas também vou confessar que nunca descurei nada disso. Quem olha ao meu redor percebe que alguma coisa eu queria ser na vida. E uma das coisas a que eu aspiro ser é presidente da Câmara de Ponta Delgada”, assinalou.

Sobre as suas atividades nos tempos livres, o socialista disse gostar de “passar tempo em família”, onde aproveita para “cozinhar uns petiscos”, bem como fazer um “périplo a pé no corredor marítimo” entre as freguesias de Capelas e Fenais da Luz.

André Viveiros tem 61 anos, é técnico superior do quadro de pessoal da Direção Regional da Habitação, licenciado em História e Ciências Sociais, mestre em Ciências da Comunicação e doutor em História Insular e Atlântica pela Universidade dos Açores.

O candidato socialista foi presidente da Junta de Freguesia das Capelas, em Ponta Delgada, entre 1997 e 2013, presidente do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) entre 2006 e 2007, tendo sido ainda diretor executivo da Escola Profissional das Capelas.

Em 11 eleições autárquicas livres, o PSD presidiu quase sempre à câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993, em que socialistas em coligação com o CDS-PP ‘tiraram’ a autarquia aos social-democratas.

Nas eleições autárquicas de 2013 e 2017, o PS/Açores candidatou a Ponta Delgada José Contente e Vítor Fraga, respetivamente, dois políticos que tinham tido experiência nos Governos Regionais socialistas.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%).

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.

O município de Ponta Delgada é composto por 24 freguesias: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Barbára, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados