Açoriano Oriental
Amigos dos Açores propõem regresso das cisternas
A associação ambientalista "Amigos dos Açores" propôs hoje a aposta no antigo sistema de captação e armazenamento de água em cisternas familiares como forma de minimizar o impacto de eventuais períodos de seca nas ilhas.
Amigos dos Açores propõem regresso das cisternas

Autor: lusa

Numa mensagem emitida a propósito do Dia Mundial da Água, que se celebra segunda feira, os Amigos dos Açores alertam para urgência na adoção de novos comportamentos na gestão dos recursos hídricos da Região impostos pelas previsões no domínio das alterações climáticas.

No caso dos Açores, as previsões nesse domínio de técnicos do Instituto de Meteorologia "apontam para invernos mais frios e com precipitação temporalmente mais concentrada e para verões mais quentes" o que poderá implicar, a médio prazo, "períodos de seca em algumas ilhas, dada a potencial diminuições de retenção e infiltração de água", sustenta.

Para prevenir os problemas de abastecimento associados a um quadro dessa natureza, os Amigos dos Açores propõem que as entidades regionais incentivem uma "gestão descentralizada" da água, comparticipando iniciativas privadas de captação e armazenamento, como acontece no domínio da energia, com os apoios à produção para auto-consumo.

Alertam igualmente para o mau uso da água no arquipélago, indicando que em alguns municípios açorianos se registam perdas, devido à precariedade dos sistemas de captação e distribuição, da ordem dos 50 por centro.

Além disso, "são utilizadas, diariamente, grandes quantidade de água potável para finalidades de que necessitam de tão importante recurso", como determinadas actividades agrícolas e industriais, ou lavagens de carros edifícios.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados