Açoriano Oriental
Américo Natalino Viveiros quer dar "novo rumo" ao partido a pensar em 2008
O antigo secretário regional da Habitação, Américo Natalino Viveiros, apresentou hoje a sua candidatura à liderança do PSD/Açores, com o objectivo de “dar um novo rumo ao partido” para ganhar as eleições regionais de 2008.

Autor: Lusa/ AO
“Este sentimento deriva do partido não estar melhor do que estava há dois anos atrás”, com a liderança de Carlos Costa Neves, explicou Américo Natalino Viveiros, na apresentação pública da sua candidatura.

    O antigo governante açoriano falava num hotel de Ponta Delgada, perante algumas dezenas de apoiantes, com vista às primeiras eleições directas no PSD/Açores, agendadas para 09 de Novembro.

    Na corrida está, ainda, Carlos Costa Neves, eleito em Congresso Regional há cerca de dois anos, que apresenta também hoje a sua recandidatura à presidência do maior partido da oposição no Arquipélago.

    Américo Natalino Viveiros garantiu que pretende ganhar as “directas” de Novembro porque tem um “projecto novo para os Açores”, em alternativa à governação socialista.

    “Quero ganhar agora o PSD e os seus militantes para, depois, ganhar a Região”, salientou o ex-secretário regional da Habitação e Obras Públicas, para quem o “Governo do PS está gasto”.

    A pensar nas “regionais” do próximo ano, adiantou que pretende um partido nas ilhas “forte, dinâmico, com ideias, com projectos e políticas capazes de mudar as atitudes dos cidadãos perante a política e os partidos”.

    Alertou, porém, que o “motor desta mudança” tem de ser o PSD e, por isso, defendeu que os militantes, ao nível de cada concelho, devem participar na escolha dos futuros candidatos social-democratas a lugares electivos.

    Comprometeu-se, caso seja eleito, a “chamar os melhores” para colaborar com o PSD/Açores na elaboração de novas políticas mas mantendo o estatuto de independentes.

    “Chamarei o melhores, os mais capazes, para ajudar o PSD na abertura deste novo ciclo que se inicia agora e que terá o seu auge nas eleições de 2008”, afirmou Américo Natalino Viveiros.

    Além disso, garantiu que pretende um “amplo debate público” sobre as propostas a apresentar aos açorianos e comprometeu-se a realizar, em 2008, três convenções sobre Educação e Juventude, um novo modelo de desenvolvimento e política social e das famílias.

    “Destas convenções sairá o projecto do Programa de Governo com que o PSD irá vencer as eleições de 2008”, disse Américo Natalino Viveiros, ao assegurar que a sua candidatura recolheu 900 assinaturas de militantes.

    “Eu sou capaz de romper este ciclo de desgraça em que vive o PSD”, salientou o candidato social-democrata, que pretende, caso seja eleito, reunir-se com outros candidatos, a seguir às directas, para preparar o Congresso que se inicia a 30 de Novembro, na Ilha de São Miguel.

    Com isso, Américo Natalino Viveiros pretende que a reunião-magna dos sociais-democratas açorianos decorra “num espírito de unidade plena e que os dirigentes a eleger reflictam o pluralismo do PSD”.

    No último Congresso Regional do PSD, que elegeu Carlos Costa Neves, a moção de estratégia do antigo secretário regional dos governos de Mota Amaral recolheu cerca de 35 por cento dos votos dos delegados.

    O prazo para apresentação de candidaturas à liderança dos social-democratas açorianos termina quinta-feira.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados