Açoriano Oriental
Cabo Verde
Aldeia de Santo Antão é a primeira localidade a ter energia 100% renovável
Monte Trigo, uma aldeia piscatória de 300 habitantes no concelho de Porto Novo, ilha de Santo Antão, vai ser a primeira localidade cabo-verdiana abastecida a partir de uma fonte energética 100 por cento renovável.
Aldeia de Santo Antão é a primeira localidade a ter energia 100% renovável

Autor: Lusa/AO online

A central fotovoltaica de Monte Trigo, que começou a funcionar em regime experimental, em fevereiro, vai ser inaugurada no dia 13 de agosto, garantindo o abastecimento de luz elétrica 24 horas por dia à localidade.

A inauguração do projeto vai acontecer no dia em que o Governo fará o lançamento da primeira pedra da interligação energética para o Tarrafal, localidade vizinha de Monte Trigo.

Ambos os projetos são financiados pela União Europeia no valor de 1,4 milhões de euros.

Até à data, o fornecimento de energia elétrica na zona era feito através de uma micro-central, equipada com um velho gerador diesel, que funcionava somente cinco horas por dia.

A central fotovoltaica de Monte Trigo tem a capacidade para produzir até 200 kWh no período solar, enquanto a demanda na rede é de 100 kWh.

O projeto foi implementado pela empresa Águas do Porto Novo em parceria com o Instituto Superior Técnico (Portugal), o Trama Tecno Ambiental (Espanha), d Erhtec (Espanha) e a Transenergie (França).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados