Açoriano Oriental
"AIR Centre deve ser motor de um maior conhecimento das diferentes realidades da rede"

O diretor regional da Ciência e Tecnologia afirmou, no Brasil, que o AIR Centre deve assumir o "papel de dinamizador de mais e melhores intercâmbios” na área da ciência, “facilitando o estabelecimento de mais parcerias e projetos partilhados”.

"AIR Centre deve ser motor de um maior conhecimento das diferentes realidades da rede"

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Apenas com um conhecimento profundo de diferentes realidades é que seremos capazes de trabalhar em rede e colaborar no desenvolvimento científico”, frisou Bruno Pacheco, que falava em Salvador, na Bahia, no painel 'The Collaborative Blue Economy', no âmbito do evento 'Fostering Innovation Networks for the Blue Economy', integrado na inauguração do AIR Centre Bahia.


Este evento, organizado pelo AIR Centre e pelo Governo do Estado da Bahia, contou com a participação de cientistas, académicos, empresários, decisores políticos e ativistas de organizações não governamentais.


Citado em nota do executivo, Bruno Pacheco referiu que “tivemos a oportunidade de, durante dois dias, continuar a construir a ideia de rede, à qual está associado o AIR Centre, projetando iniciativas conjuntas, sempre com a visão de ‘desafio global, impacto local’”.


Com painéis e sessões de trabalho em várias temáticas inscritas na agenda científica das 'Interações Atlânticas', este evento também decorreu no âmbito das atividades promovidas pelos outros polos do AIR Centre no Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro e no Ceará, que vai ter continuidade nos próximos meses.


“Há a necessidade imperiosa do AIR Centre assumir também o papel de facilitador, por forma a podermos assistir ao surgimento de mais projetos de base científica e tecnológica, lançando programas de mobilidade bilaterais e multilaterais”, disse ainda o diretor regional.


“Esta é uma das principais conclusões a que chegamos neste encontro”, referiu, acrescentando que, “para consolidar a rede, é fundamental que se lancem, sob a égide do AIR Centre, programas que promovam essa mobilidade no âmbito dos pré e pós projetos, não só para investigadores e estudantes de formação avançada, mas também para empreendedores e outras entidades do sistema científico”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados