Açoriano Oriental
Agricultura dos Açores defende reforço de 10 ME no Orçamento para 2018

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, defendeu hoje um reforço de dez milhões de euros para o setor na proposta de Orçamento Regional para 2018.

Agricultura dos Açores defende reforço de 10 ME no Orçamento para 2018

Autor: Lusa/AO Online


“Nunca será menos de dez milhões de euros, precisamente porque estão identificadas as nossas preocupações”, afirmou Jorge Rita, referindo que, se as reivindicações da federação forem atendidas, o valor orçamental para 2018 pode chegar aos 66 milhões de euros para o setor.

O dirigente falava após uma audição com o presidente do Governo dos Açores, o socialista Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no âmbito das reuniões com parceiros sociais e partidos que visa a preparação das propostas de Plano e Orçamento regionais para 2018.

Segundo Jorge Rita, entre as preocupações do setor estão “mais infraestruturas e manter as ajudas da região aos agricultores”, quer da fileira do leite, da carne ou da diversificação agrícola.

O responsável frisou que para a Federação Agrícola dos Açores “é fundamental que haja da parte do Governo [Regional] a manutenção do tipo de ajudas que existem”, mas também um aumento substancial para as infraestruturas agrícolas.

Para Jorge Rita é importante que o setor possa continuar “a investir a nível de projetos” e que a comparticipação regional “esteja sempre disponível para alocar à verba” da União Europeia e do privado, no sentido de aproveitar os fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores destacou, por outro lado, a importância da execução orçamental.

“A nível do Plano e Orçamento deste ano estamos a 26%, embora as contas do senhor vice-presidente mais atualizadas possam dar outro número”, adiantou, referindo que são necessárias “melhores execuções”.

Para Jorge Rita, “não basta só” ter “mais verbas no próximo ano”, mas é positivo que “as execuções vão ao encontro” das pretensões do setor.

“Uma boa execução de um bom plano e um bom orçamento, obviamente tem sempre efeitos práticos no rendimento dos agricultores”, frisou.

A Federação Agrícola dos Açores representa 19 associações, com cerca de 12 mil agricultores.

Nesta audiência estiveram com Jorge Rita representantes de associações das ilhas Terceira e de São Jorge. Já o presidente do Governo Regional fez-se acompanhar do vice-presidente, Sérgio Ávila, que tem as pastas do Emprego e Competitividade Empresarial e, entre as competências, as Finanças e Orçamento.

O Orçamento dos Açores para o ano em curso é de 1.214 milhões de euros e foi aprovado em março com os votos favoráveis do PS, partido maioritário no parlamento regional, e a abstenção do CDS-PP.

PSD, BE, PCP e PPM votaram contra.

PS e CDS votaram favoravelmente o Plano de Investimentos para 2017.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados