Açoriano Oriental
Justiça
Adiada para sexta-feira leitura acórdão do julgamento de ourives
O tribunal de Ponta Delgada adiou para sexta-feira a leitura do acórdão da repetição do julgamento de um ourives de S. Miguel, acusado da receptação de dois castiçais de prata do século XVIII, roubados de uma igreja.
Adiada para sexta-feira leitura acórdão do julgamento de ourives

Autor: Lusa/AO online
A leitura da sentença estava inicialmente marcada para esta segunda-feira, mas uma fonte do tribunal adiantou à agência Lusa que o acórdão será lido na próxima sexta-feira, pelas 11:00.

O ourives foi inicialmente julgado em 2009, tendo sido absolvido por não ter ficado provado que tenha adquirido os dois castiçais com o objectivo de obter uma vantagem patrimonial ilícita.

Mas, o Tribunal da Relação de Lisboa mandou repetir o julgamento para verificar se houve ou não negligência por parte do ourives quando comprou os castiçais de arte sacra, já que se trata de um avaliador oficial da Casa da Moeda, que é também responsável pela manutenção do Tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.

Na repetição do julgamento, que esteve a cargo de juízes do Círculo Judicial de Angra do Heroísmo, o ourives reiterou que "nunca" suspeitou de nada durante a compra, assegurando que "nunca teria sido feita a negociação" se tivesse alguma suspeita quanto à origem das peças.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados