Açoriano Oriental
Actividade sísmica ao largo do Faial regressa à normalidade
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) revelou quinta-feira que a actividade sísmica registada no arquipélago é normal, incluindo a zona a oeste/noroeste do Faial onde se registou uma crise na semana passada.
Actividade sísmica ao largo do Faial regressa à normalidade

Autor: Lusa / AO online
“A actividade sísmica registada a WNW do Faial encontra-se dentro dos padrões normais”, refere a informação disponível no site do CIVISA, acrescentando que “a actividade sísmica no restante arquipélago dos Açores também se encontra dentro dos padrões normais”.

O regresso da normalidade acontece mais de uma semana depois de se ter registado um aumento da actividade sísmica numa zona a cerca de 30 quilómetros do Faial, onde ocorreram dezenas de sismos, embora de baixa magnitude.

A população do Faial apenas sentiu três sismos, que não provocaram qualquer dano pessoal ou material.

Os especialistas do CIVISA revelaram, na altura, que a situação estava a ocorrer numa área onde “é habitual verificar-se alguma sismicidade”, na fronteira das placas Euro-Asiática e Africana.

Esta região, em pleno Oceano Atlântico, já foi palco de actividade sísmica significativa no passado, destacando-se a crise de 1992/93, durante a qual ocorreram vários eventos de magnitude 4 e 5, que foram sentidos no Faial.

Em Março deste ano, também se registou naquela zona um aumento da actividade sísmica.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados