Açoriano Oriental
Açores vão ter este verão dois novos hotéis de cinco estrelas
Os Açores vão ter a funcionar este verão dois novos hotéis de cinco estrelas, os primeiros deste segmento em São Miguel, na maior ilha do arquipélago, após o fecho do emblemático Monte Palace, abandonado há anos.
Açores vão ter este verão dois novos hotéis de cinco estrelas

Autor: Lusa/AO Online

 

“É extremamente importante termos aqui esta diversidade de oferta hoteleira. Temos muito bons hotéis de quatro estrelas mas, de facto, faltavam os de cinco estrelas”, afirmou hoje à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Horácio Franco.

O responsável pela área do Turismo desta entidade adiantou que as novas unidades hoteleiras, localizadas no concelho de Ponta Delgada, vêm “colmatar uma debilidade”, assinalando que o destino Açores “já foi preterido”, por não ter hotéis de cinco estrelas na ilha de São Miguel, para a realização de conferências ou outro tipo de eventos.

Horácio Franco referiu ser “muito positivo” o facto dos dois novos hotéis não “chocarem”, dado que um está localizado no centro da cidade de Ponta Delgada e o outro numa zona mais rural do concelho, tendo “alvos diferenciados”.

Segundo dados da Secretaria Regional do Turismo e Transportes dos Açores, os dois novos hotéis de cinco estrelas vão disponibilizar um total de 508 camas, sendo que 258 estarão no hotel Azor e 250 no hotel Resort Pedras do Mar.

Fonte do Fundo Discovery, que detém o Hotel Azor, instalado em frente à marina, adiantou que a inauguração está prevista para a última semana do mês.

Em dezembro, o mesmo fundo de investimento privado anunciou em comunicado que a nova unidade hoteleira irá criar cerca de 100 postos de trabalho, sendo que as obras em curso estão orçadas em nove milhões de euros.

A Lusa tentou contactar o proprietário da empresa Açorsonho Hotéis, Lda., que detém o Resort Pedras do Mar, sem sucesso.

Horácio Franco disse ainda ter informação que o hotel Resort Pedras do Mar "já está a funcionar informalmente há algum tempo", sendo desconhecida a data de inauguração oficial.

 Atualmente, apenas a ilha Terceira dispõe de um hotel de cinco estrelas em plena atividade, localizado na cidade de Angra do Heroísmo, um investimento privado inaugurado em setembro de 2012, com 130 quartos.

O Monte Palace foi o primeiro hotel de cinco estrelas a funcionar nos Açores, localizado junto ao miradouro da Vista do Rei, sobranceiro à Lagoa das Sete Cidades, no concelho de Ponta Delgada. Foi inaugurado em 1989, mas funcionou poucos anos, estando ao abandono.

Tinha 88 quartos, dois restaurantes, três salas de conferência, uma discoteca e uma loja.

Em setembro de 2015, um grupo de investidores europeus e árabes anunciou que estava a desenvolver dois projetos turísticos na ilha de São Miguel, que incluíam o antigo Monte Palace e um terreno onde funcionou uma fábrica da baleia, mas até ao momento nenhum dos projetos avançou.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados