Açoriano Oriental
Açores vão candidatar fajãs de São Jorge a reserva da biosfera da UNESCO
O secretário regional da Agricultura e Ambiente dos Açores revelou que o executivo da região vai avançar junto da UNESCO com uma proposta de classificação das fajãs de São Jorge como reserva da biosfera.
Açores vão candidatar fajãs de São Jorge a reserva da biosfera da UNESCO

Autor: Lusa/AO online

 

“O Governo dos Açores tomou uma decisão recentemente, que será debatida, em setembro, na própria ilha de São Jorge, que é a inclusão das suas fajãs na rede da biosfera da UNESCO”, declarou Luís Neto Viveiros à agência Lusa, no final de uma audição na comissão parlamentar de Ambiente da Assembleia Legislativa Regional.

Luís Neto Viveiros acentuou que o processo está a decorrer e que a candidatura será debatida a 25 de setembro, no âmbito do encontro da rede mundial de reservas da biosfera, do qual a região será anfitriã.

Existem 600 reservas da biosfera na rede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), sendo que três das sete reservas que existem em Portugal localizam-se nos Açores (ilhas Graciosa, Flores e Corvo).

O titular da pasta do Ambiente no Governo Regional referiu que após a apresentação da candidatura, segue-se o processo de avaliação das potencialidades das fajãs e do impacto que a sua eventual aprovação por parte da UNESCO pode ter nos Açores.

“Desenvolvemos uma iniciativa que pode e certamente irá valorizar a ilha de São Jorge e as suas fajãs em particular”, declarou Luís Neto Viveiros, que prevê que a proposta final possa ser apresentada à UNESCO no início do próximo verão.

As reservas da biosfera da UNESCO são escolhidas com base em parâmetros científicos que ultrapassam a mera proteção destes espaços, tais como o desenvolvimento de um modelo de gestão, sendo regulamentadas pelas legislações nacionais.

O Paul do Boquilobo, no concelho da Golegã, foi a primeira Reserva da Biosfera (aprovada em 1981) classificada em Portugal, seguindo-se, em 2007, o Corvo e a Graciosa; em 2009, a ilha das Flores e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (que junta o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural da Baixa Limia, na Galiza, Espanha) e, em 2011, as Berlengas (Peniche) e Santana (Madeira).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados