Açoriano Oriental
Covid-19
Açores registam 44 novos casos em 6 ilhas e 40 recuperações

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 44 novos casos positivos de covid-19, sendo 35 em São Miguel, três na Terceira, dois em São Jorge, dois no Pico, um no Faial e um em Santa Maria, decorrentes de 2.064 análises realizadas nos laboratórios de referência e duas em laboratório não convencionado.

Açores registam 44 novos casos em 6 ilhas e 40 recuperações

Autor: AO Online /GA

Em São Miguel, dois viajantes não residentes, obtiveram resultados positivos, um na análise de rastreio à chegada e outro no teste prévio ao embarque para o estrangeiro, sendo um da freguesia de S. Pedro e outro da freguesia de S. José, ambas do concelho de Ponta Delgada. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista cinco novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 17 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista cinco novos casos e o concelho da Ribeira Grande regista oito novos casos.

Na Terceira, um viajante residente, na freguesia de Santa Luzia, concelho de Angra do Heroísmo, teve resultado positivo à chegada. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há dois novos casos e no concelho da Praia da Vitória há um novo caso.

Em São Jorge registaram-se dois novos casos positivos que integram a cadeia de transmissão local primária ativa em Velas. 

No Pico, dois viajantes não residentes, na vila e concelho da Madalena, registaram resultados positivos ao 6.º dia.

O Faial regista um novo caso, de um viajante não residente, na freguesia da Feteira, concelho da Horta, com resultado positivo ao 6.º dia. No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo na freguesia das Angústias, concelho da Horta, reportado no comunicado do dia 31/07/2021, se encontra a residir na freguesia de Santa Clara, concelho de Ponta Delgada, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo refletem essa alteração.

Em Santa Maria, um viajante residente, da freguesia Santo Espírito, concelho de Vila do Porto, revelou resultado positivo à chegada.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 40 recuperações.

À data de hoje estão internados 12 doentes, sendo seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), cinco no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.

Verificou-se a saída da região de dois casos positivos, um que se encontrava em São Miguel, na freguesia de S. José, concelho de Ponta Delgada e outro na Terceira, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, deixando por isto de contarem como casos ativos nos Açores.

O arquipélago conta presentemente com 563 casos positivos ativos, sendo 378 em São Miguel, 146 na Terceira, 12 no Pico, 11 em São Jorge, oito em Santa Maria, quatro no Faial, três nas Flores e um na Graciosa. 

Estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária, sendo três no Pico, uma no Faial, uma Pico/Flores, uma em São Jorge e uma nas Flores. Até ao presente foram extintas 218 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.319 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.679 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.925 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 88 e 65 apresentaram prova de cura anterior. 

Até ao presente realizaram-se 643.679 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de julho, foram administradas nos Açores 275.806 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 142.045 pessoas com, pelo menos, uma dose e 133.761 pessoas com vacinação completa, no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados