Sérgio Ávila, que reagia aos dados divulgados quarta-feira pela Direção-Geral do Orçamento, do Ministério das Finanças, sobre a execução orçamental do país em 2012, afirmou que este “é o momento de o Estado ser solidário com a Região, tendo em conta que a Região cumpriu integralmente e foi solidária com o esforço do país”, revela nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do executivo.
O Vice-Presidente do Governo dos Açores salientou que os Açores cumpriram "integralmente as suas metas orçamentais, sem qualquer desvio ou derrapagem", contribuindo dessa forma para o cumprimento dos objetivos acordados entre Portugal e as entidades internacionais.
“A Região Autónoma dos Açores conseguiu, em 2012, reduzir em 50% o seu défice orçamental, não tendo já qualquer impacto, do ponto de vista percentual, no défice do Estado”, frisou.
O valor do défice público dos Açores em 2012 representa “apenas 0,00006 do PIB nacional e é 0,001 do défice do Estado, ou seja, já sem qualquer relevância ou impacto percentual”, acentuou Sérgio Ávila, para quem é também importante atentar na “diferença colossal de comportamento” das finanças públicas das duas regiões autónomas.
“O défice nos Açores, em 2012, foi 25 vezes inferior ao registado na Madeira e, neste contexto, importa salientar que as duas regiões devem ter um tratamento claramente diferenciado, tendo em conta o seu comportamento orçamental”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.
Açores reduzem défice em 50% em 2012
A Região Autónoma dos Açores reduziu em 2012 em 50% o seu défice orçamental, sendo agora o "momento de o Estado ser solidário com a Região", afirmou esta quinta-feira o vice-presidente do Governo dos Açores.
Autor: Ana Carvalho Melo
