Açoriano Oriental
Açores querem cativar jovens licenciados a iniciar vida profissional nas ilhas
O Governo dos Açores vai desenvolver na região e no continente um programa que visa informar os jovens licenciados açorianos das ferramentas de que dispõem para começar a sua vida profissional no arquipélago.
Açores querem cativar jovens licenciados a iniciar vida profissional nas ilhas

“Este programa [“Prepara o teu regresso a casa”] pretende ser um espaço de interação e de informação aos jovens que estão a concluir a sua formação para que tenham uma visão bastante aprofundada e alargada do vasto conjunto de programas que o Governo dos Açores põe ao seu dispor quando se trata de iniciar a vida ativa”, explicou a secretária regional adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Isabel Rodrigues apresentou hoje, no ’campus’ da Universidade dos Açores de Ponta Delgada, o programa “Prepara o teu regresso a casa”, tendo acrescentado aos jornalistas, à margem da cerimónia, que Lisboa, Porto e Coimbra serão, numa primeira fase, as outras cidades onde será igualmente divulgado.

Para além da disponibilização de informação aos estudantes, irão ser promovidos momentos "de interação" com o tecido empresarial regional, que, para Isabel Rodrigues, vão “ser muitos úteis para os jovens que estão a procurar o ingresso no mercado do trabalho”.

“Os empresários vão não só falar das suas experiências, inspirando assim os jovens eventualmente a criarem eles próprios o seu negócio, mas também proporcionarão um espaço de interação e ficarão a conhecer, se assim estiverem interessados, o perfil dos jovens que se estão a formar”, declarou.

Isabel Rodrigues considera que esta é uma forma de dizer também aos jovens que “a região precisa deles para construir o seu futuro”, se for a sua vontade voltarem aos Açores, independentemente dos cenários económicos que se estejam a viver.

Nestas ações de informação que vão ser promovidas nos Açores e no continente, vão estar técnicos das direções regionais do Emprego e do Apoio ao Investimento e Competitividade, da Sociedade do Desenvolvimento Empresarial dos Açores e das restantes entidades que na região desenvolvem programas de apoio ao emprego e criação de empresas.

Os jovens podem aceder a todos os dados de ingresso no mercado de trabalho dos Açores través de um sítio criado na internet onde está disponível toda a informação e a partir da qual se pode navegar para a página da entidade que tem disponível o programa, referiu ainda Isabel Rodrigues.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados