Açoriano Oriental
Açores em alerta amarelo por causa da chuva
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte no final do dia e próxima madrugada.
Açores em alerta amarelo por causa da chuva

Autor: Lusa/AO online

O aviso amarelo para os Açores refere-se ao período entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de sábado.

De acordo com as previsões meteorológicas, no grupo ocidental dos Açores, o céu apresentar-se-á muito nublado, tornando-se encoberto, com períodos de chuva, por vezes forte, a partir do final da tarde.

O mar apresentar-se-á cavado, com ondas de oeste com quatro metros e com uma temperatura de 16 graus Celsius.

Nas ilhas do grupo central o céu estará nublado, prevendo-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, durante a noite. O vento soprará sul, fresco a muito fresco (30 a 50 Km/h), com rajadas que poderão atingir os 65 Km/h durante a noite.

O mar estará cavado a grosso, com ondas de noroeste de quatro metros, passando depois a oeste, e com uma temperatura de 15º.

No grupo oriental, o céu estará igualmente muito nublado, com períodos de chuva, vento sul moderado (20 a 30 Km/h), tornando-se fresco a muito fresco (30 a 50 Km/h), com rajadas até aos 50 Km/h.

O mar de pequena vaga tornar-se-á cavado a grosso e as ondas serão de sudoeste, com quatro metros, e com uma temperatura de 16º.

O aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, representa situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Para o resto do país, o IM não colocou qualquer aviso e prevê para o Continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Segundo o IM, esperam-se aguaceiros fracos, em especial no litoral a norte do Cabo da Roca, que serão de neve acima dos 1000 metros, e vento em geral fraco (10 a 20 km/h) de noroeste, soprando até ao fim da manhã moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões Centro e Sul.

Há ainda a possibilidade de formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro.

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental apresentará ondas de noroeste com 2,5 a três metros e a temperatura da água oscilará entre os 12º e os 15º.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros e a temperatura da água do mar será de 16º.

Para o arquipélago da Madeira, o IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no Funchal, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira, e vento em geral fraco (10 a 20 km/h) predominando de noroeste.

Na costa norte, as ondas serão de norte com três a 3,5 metros e na costa sul de sudoeste com um a 1,5 metros, com 20º de temperatura da água do mar.

O IM prevê temperaturas máximas de 11º no Porto, 12º em Lisboa, 14º em Faro, 16º em Ponta Delgada e 19º no Funchal.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados