Açoriano Oriental
Turismo
Açores com quebra de 4,8 por cento nas dormidas
O número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros dos Açores caiu 4,8 por cento no primeiro semestre deste ano, apesar da subida de 1,4 por cento verificada em Junho, revelou esta segunda-feira o Serviço Regional de Estatística (SREA).
Açores com quebra de 4,8 por cento nas dormidas

Autor: Lusa / AO online
Entre Janeiro e Junho, os hotéis, apartamento turísticos, pousadas, pensões e estalagens do arquipélago registaram 431 500 dormidas, devendo-se a quebra registada face ao período homólogo de 2009 à redução da procura por estrangeiros.

Nos primeiros seis meses de 2010, as dormidas proporcionadas por hóspedes nacionais subiram 6,1 por cento, enquanto as de visitantes estrangeiros caíram 14,9 por cento, segundo o SREA.

Em termos de receitas totais, verificou-se na primeira metade deste ano uma quebra de 3,9 por cento, para 20,2 milhões de euros.

O rendimento médio por quarto apurado para o primeiro semestre do ano na hotelaria açoriana foi de 19,5 euros, o que corresponde a uma variação homóloga negativa de 3,5 por cento.

Entre Janeiro e Junho, as maiores quebras nas dormidas foram registadas nas ilhas de S. Jorge (14,6 por cento), S. Miguel (8,7) e Terceira (6,8).

Em sentido contrário, registaram uma evolução positiva as ilhas Graciosa (105,6 por cento), Flores (38,8), Pico (25,2), Santa Maria (18) e Faial (6,8).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados