Açoriano Oriental
Açores com média positiva em 7 das 21 disciplinas nos exames nacionais do secundário
Os Açores registaram média positiva em sete das 21 disciplinas na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, anunciou hoje o Governo Regional, reportando dados divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa.
Açores com média positiva em 7 das 21 disciplinas nos exames nacionais do secundário

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota de imprensa do executivo açoriano, a região “voltou a obter média positiva nas disciplinas de Inglês, Alemão, Desenho A, Latim A e Português Língua não Materna, e atinge este ano nota positiva em História e Cultura das Artes, e Física e Química A”.

“A média regional supera a média nacional nas disciplinas de Inglês, com 142,39 (média nacional de 137), e de História e Cultura das Artes, com 124,9 (média nacional de 88)”, acrescenta a mesma nota.

Comparativamente a 2015, “a média regional melhorou em nove disciplinas, nomeadamente Alemão, Inglês, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Filosofia, Física e Química A, Geografia A, História e Cultura das Artes e Literatura Portuguesa”.

Nas disciplinas de Matemática A e de Português, a média desceu ligeiramente, em linha com a tendência também registada a nível nacional, informa o Governo Regional.

“A Português registou-se uma descida de 1,74 nos Açores, passando de 95,96 para 94,22, e de dois pontos a nível nacional, 102 para 100, enquanto em Matemática A, a região desceu 15,81, de 103,54 para 87,73, enquanto a média nacional desceu nove pontos, de 105 para 96”, refere.

Para o executivo açoriano, “os resultados obtidos nos exames nacionais do ensino secundário, que valem 30% da classificação final da disciplina, traduzem apenas uma parte do trabalho desenvolvido nas escolas pelos alunos, professores, técnicos e dirigentes escolares”.

Contudo, “estes resultados devem interpelar e motivar todos” para a implementação de “estratégias pedagógicas, organizativas e de gestão do currículo que respondam aos problemas diagnosticados e traduzam o compromisso de cada escola e de cada docente com o sucesso educativo dos seus alunos”, adianta o Governo Regional.

De acordo com informação hoje divulgada pelo Ministério da Educação, as taxas de reprovação aumentaram nos exames de Português e Matemática A (ciências) do ensino secundário.

As reprovações a Matemática A atingiram os 15%, contra 11% no ano passado, e a Português situaram-se em 7% (6% em 2015) para os alunos internos.

As médias continuam positivas, mas em valores inferiores ao ano anterior. No exame de Português, a média passou de 11 valores no ano passado para 10,8 este ano, mantendo-se a Classificação Interna Final (CIF, nota atribuída pela escola) em 13,4.

No caso de Matemática A, a média do exame baixou de 12 para 11,2. A CIF, pelo contrário, subiu de 13,6 para 13,8 valores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados