Açoriano Oriental
"Açores com a segunda taxa de desemprego mais elevada do país"

O PSD/Açores, diz que os resultados agora conhecidos, referentes à taxa de desemprego na região, que apontam para uma descida de 8,2% no 2º trimestre deste ano, “ainda que revelem uma ligeira redução relativamente ao trimestre anterior — que apenas permitiu repor a taxa registada no final de 2017 — confirmam a tendência de agravamento da diferença dos Açores relativamente ao país que se vem acentuando desde o 2º trimestre de 2017”.

 "Açores com a segunda taxa de desemprego mais elevada do país"

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O porta-voz do PSD/Açores para a Economia e Finanças, António Vasco Viveiros, em comunicado explica que "se consideramos que o número de trabalhadores em programas ocupacionais nos Açores, na proporção da população, representa três vezes mais do que o país, facilmente se conclui que, em termos de emprego, a situação nos Açores afasta-se do país”.

O deputado considera que “esta realidade tem de ser encarada com realismo e não com demagogia, como tem sido recorrente nos autoelogios do Governo regional, porque a realidade é que, infelizmente, somos a Região do país com a segunda mais alta taxa de desemprego, apenas superada pela Madeira (8,3%)”.

António Vasco Viveiros denuncia ainda as “manobras” do vice-presidente do Governo para iludir os açorianos sobre a execução do investimento público nos Açores. Em causa está a garantia, ontem, de Sérgio Ávila de que o investimento público executado até julho aumentou 16% em relação ao mesmo período de 2017.

“O vice-presidente disparou esses dados quando apenas são públicos os dados referentes primeiro trimestre deste ano. Ou seja, Sérgio Ávila congratula-se com indicadores que só o Governo conhece, quando estes deviam estar disponíveis publicamente, o que revela pouca transparência e aversão ao contraditório”, refere ainda o deputado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados