Açoriano Oriental
Açores avançam com comissão para criar disciplina de história, geografia e cultura da região
O Governo açoriano criou uma comissão científica e pedagógica com vista à criação da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores que, no entanto, não deve funcionar já no ano letivo de 2014/2015.
Açores avançam com comissão para criar disciplina de história, geografia e cultura da região

Autor: Lusa/AO Online

A comissão científica e pedagógica integra três professores universitários e dois docentes do básico e secundário e será "responsável pela produção das orientações curriculares e metodológicas da nova disciplina, em articulação com os currículos em vigor, nomeadamente o currículo regional, e disciplinas que compõem as matrizes curriculares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico", segundo um despacho do secretário regional da Educação, Avelino Meneses, publicado hoje.

A criação da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores foi aprovada em novembro pelo parlamento açoriano, por proposta do PPM, no âmbito do orçamento da região para 2014.

O objetivo é "promover a realização de aprendizagens e a aquisição de competências que permitam a plena perceção e conhecimento da especificidade histórica, geográfica, económica, social, cultural e político-administrativa da Região Autónoma dos Açores", lembra o despacho hoje publicado.

Fonte da Secretaria Regional da Educação e Ciência admitiu hoje à agência Lusa que não deverão estar, porém, reunidas as condições para arrancar com a nova disciplina já em setembro, quando começa o ano letivo de 2014/2015.

Quando apresentou a proposta, no ano passado, o deputado do PPM no parlamento dos Açores, Paulo Estêvão, disse que o objetivo era fazer algo semelhante ao que acontece nas comunidades autónomas espanholas, em que os alunos têm, por exemplo, disciplinas específicas de história da Catalunha ou da Andaluzia.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados