Autor: Lusa/AO Online
A iniciativa, promovida pelo Governo dos Açores, através do gabinete do secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, compreende a transmissão de curtas-metragens antes do Telejornal da região, numa iniciativa que resulta de uma parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com a RTP/Açores, segundo indica uma nota divulgada pelo executivo regional.
Estes filmes integram o projeto #EUandMe, da Comissão Europeia, que "surgiu da constatação de que a maioria dos jovens, em particular, e o próprio público em geral desconhecem muitas vezes o contributo da União Europeia na sua vida quotidiana", lê-se na nota.
Assim, a 9 de maio (sábado), Dia da Europa, será apresentado o filme “The Shape”, do realizador belga Jaco Van Dormael, enquanto no dia seguinte será exibido “A Chave”, um filme da dupla de realizadores franceses Valérie Müller e Angelin Preljocaj.
No dia 11 de maio será a vez do filme “Debut”, do croata Dalibor Matanić, seguindo-se “O Solitário”, do realizador polaco Tomasz Konecki.
A 13 de maio vai ser apresentado o filme “O Hostel com Vida”, do alemão Matthias Hoene, no dia seguinte “Party Animal”, do grego Yorgos Zois, terminando esta iniciativa a 15 de maio com a exibição de “Oona”, um filme da realizadora finlandesa Zaida Bergroth.
O projeto "pretende levar o público mais jovem a descobrir, de uma forma descontraída e através de filmes de curta duração, como é que a União Europeia os pode ajudar a fazer aquilo de que mais gostam, tomando como ponto de partida o cinema, neste caso um conjunto de sete curtas-metragens, com a duração de 5 a 10 minutos cada".