Açoriano Oriental
Açores acompanham com "interesse" processo nos EUA para novo adiamento de corte nas Lajes
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro,disse que está a acompanhar com "interesse" o processo legislativo nos EUA de propostas na área da Defesa para 2015 que adiam a redução do contingente militar norte-americano nas Lajes.
Açores acompanham com "interesse" processo nos EUA para novo adiamento de corte nas Lajes

Autor: Lusa/AO Online

 

O Senado norte-americano deve votar em setembro a Lei de Apropriações de Defesa e o Orçamento das Forças Armadas, as duas propostas legislativas que adiam novamente a redução do contingente dos EUA na Base das Lajes até divulgação de um relatório.

"Ambos [projetos leis] passaram a Câmara dos Representantes. O Senado precisa agora votar as suas versões, o que deve acontecer em setembro", confirmou à agência Lusa Jack Langer, diretor de comunicações do congressista Devin Nunes.

Segundo a Lei de Apropriações de Defesa (em inglês, Defense Appropriations Bill) da Câmara dos Representantes, "nenhum dos fundos disponibilizados por este ato podem ser usados pelo secretário da Força Aérea para reduzir a estrutura" na base açoriana.

Quanto ao Orçamento das Forças Armadas (em inglês, FY15 National Defense Authorization Act), o republicano Devin Nunes incluiu linguagem que adia qualquer redução na base militar até 30 dias depois da divulgação do Relatório de Consolidação de Estruturas Europeias, que está em preparação e devia ter sido divulgado em junho.

"É no fundo a reprodução de linguagem aproximada que já constava em cada uma destas leis referentes ao ano de 2014. E naturalmente que acompanhamos com muito interesse e com muita atenção este desenvolvimento e este aspeto", disse Vasco Cordeiro em Ponta Delgada, em resposta a questões dos jornalistas.

O presidente do executivo açoriano destacou que este processo "insere-se naquela que tem sido a perspetiva que um conjunto de congressistas, que integram, no fundo, esta coligação de boas vontades a favor dos Açores, tem desenvolvido sobre esta matéria".

Vasco Cordeiro rejeitou, no entanto, fazer mais comentários ou avançar com as consequências práticas que a aprovação destas iniciativas terá nas Lajes durante o ano de 2015.

"Primeiro vamos aguardar pela votação", afirmou.

Para além destas duas iniciativas, está ainda a aguardar discussão a proposta legislativa 'Africa Counter Terrorism Initiative Act', subscrita por 40 congressistas e que sugere deslocar as forças do comando norte-americano para a África (AFRICOM) da Alemanha para o território continental dos Estados Unidos, transformando as Lajes na sua única base avançada.

Fonte da Câmara dos Representantes confirmou à agência Lusa que a proposta está a ser analisada pelo Comité das Forças Armadas e que ainda não existe indicação de quando poderá ser debatida por este órgão legislativo.

Os Estados Unidos anunciaram a intenção de reduzir no ano passado o contingente que têm nas Lajes, em mais de 400 militares e 500 familiares, mas a decisão tem sido adiada devido a várias iniciativas legislativas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados