Açoriano Oriental
Acordo para terceiro resgate alcançado por unanimidade
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou hoje que os líderes da zona euro alcançaram, por "unanimidade", um acordo para oferecer um terceiro plano de ajuda à Grécia, após uma maratona negocial.

Autor: Lusa/AO Online

“A cimeira da zona euro alcançou um acordo por unanimidade. Está tudo pronto para um programa de ajuda para a Grécia por via do Mecanismo Europeu de Estabilidade, com importantes reformas e um apoio financeiro”, disse Tusk, através da sua conta na rede social Twitter, após cerca de 17 horas de negociações.

Os líderes alcançaram um acordo sobre um terceiro "resgate" à Grécia, depois de um ultimato a Atenas para aceitar duras reformas económicas sob pena de se tornar o primeiro país a abandonar a moeda única.

“A decisão dá à Grécia a possibilidade de evitar consequências sociais [e] políticas de um resultado negativo”, afirmou Tusk, em conferência de imprensa, no final da ‘maratona’ negocial, advertindo, porém, que “há condições estritas para serem cumpridas”.

O euro reagiu ao anúncio elevando-se a 1,1194 dólares um pouco antes das 08:00 (hora em Lisboa).

“A Europa escolheu um roteiro. Contudo, tudo depende agora da sua aplicação”, comentou o primeiro-ministro da Estónia, Taavi Roivas, na sua conta na rede social Twitter.

O acordo vem dar luz verde política para o lançamento das negociações sobre o terceiro programa de ajuda à Grécia para os próximo três anos, com um montante estimado entre 82 e 86 mil milhões de euros.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados