Açoriano Oriental
Acordo para coligação determina legislaturas com calendário fixo
Os mandatos dos governos britânicos vão ter datas fixas, ao contrário do que acontece atualmente, mas os democratas liberais tiveram de ceder à pretensão dos conservadores de renovarem o arsenal nuclear.
Acordo para coligação determina legislaturas com calendário fixo

Autor: lusa/AO Online

Estes são alguns dos termos do acordo da coligação entre os dois partidos para formar um governo, que terá David Cameron, líder conservador, como primeiro ministro, e Nick Clegg, líder dos Lib Dems, como número dois.

As próximas eleição deverão realizar-se, assim, na primeira quinta feira de maio de 2015, acabando com o poder do primeiro ministro de marcar convenientemente a data do escrutínio no prazo dos cinco anos do mandato.

Para a frente vai o orçamento de emergência previsto pelos conservadores para os próximos 50 dias e o plano de redução das despesas públicas no valor de seis mil milhões de libras (cerca de sete mil milhões de euros).

O novo governo vai também recuar no aumento das contribuições para a segurança social anunciado pelo anterior ministro das Finanças, Alistair Darling, avançaram fontes do partido conservador à BBC.

Ainda no plano financeiro, os democratas liberais veem avançar a proposta de redução dos impostos sobre os rendimentos, que será introduzida de forma faseada, e o agravamento das taxas sobre as mais valias.

Mas Nick Clegg foi obrigado a abandonar a ideia de aumentar os impostos sobre as residências mais caras, obtendo em troca um adiamento da intenção dos conservadores de aliviarem o imposto sucessório.

Na renovação dos submarinos nucleares, parece que David Cameron venceu a oposição dos democratas liberais e vai renovar o sistema, mas os custos serão de novo revistos e reavaliados.

Os conservadores conseguiram também impor a obrigatoriedade de um referendo à eventual transferência de poderes para Bruxelas e a recusa da adesão ao euro, que não acontecerá durante esta legislatura.

Esta é o primeiro governo de coligação em 70 anos, depois da aliança que o conservador Winston Churchill firmou com o rival do partido trabalhista Clement Attlee durante a II Guerra Mundial e que durou três anos.

Em 1974, a última vez que as eleições resultaram num parlamento sem maioria absoluta de um único partido, o primeiro ministro, Edward Heath, tentou uma coligação com os liberais de Jeremy Thorpe. Mas as negociações falharam e teve de dar lugar ao trabalhista Harold Wilson, que governou em minoria até convocar novas eleições, meses mais tarde, que venceu com uma pequena maioria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados