Açoriano Oriental
Covid-19
“A população está receosa mas não assustada”

Nordeste faz ‘fronteira’ com a Povoação, que está com um cordão sanitário, mas António Soares garante que a população está tranquila

“A população está receosa mas não assustada”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Tal como outras tantas populações dos Açores, a de Nordeste, na ilha de São Miguel, está preocupada com a situação do novo coronavírus e tem respeitado todas as indicações governamentais e municipais.

Segundo António Soares, presidente da Câmara Municipal de Nordeste, a população está um “pouco receosa mas a seguir as indicações da Autoridade de Saúde Regional e nota-se que, cada mais, estão confinadas em casa. Só saem para irem comprar bens de primeira necessidade e medicamentos e assim é que deve ser porque queremos que esta situação de pandemia se resolva rapidamente”.

Paredes meias com a Povoação, o autarca refere que não se intimidou com o cordão sanitário estabelecido, desde domingo. António Soares diz mesmo que a “população não se assustou porque sabemos que se trata de uma medida preventiva para que o vírus não se alastre e antes pecar por excesso do que por defeito”, acrescentando que “temos que estar solidários para com os outros concelhos porque também pode nos acontecer, não sabemos”. Por isso colocou à disposição do autarca da Povoação todos os serviços do Nordeste.

Em termos de implicações que esta medida poderá ter para o concelho, explica que são muito poucas, pese embora existir “algumas pessoas de Nordeste que trabalham na Povoação e vice-versa mas de forma residual”.

No que diz respeito ao facto da TAP ainda fazer ligações para Região, o presidente refere que tem “pena que não se tenha respeitado a Autonomia. Penso que se o governo central tivesse respeitado a intenção que foi demonstrada pelo executivo regional de ter fechados os aeroportos dos Açores, talvez a situação na Região estivesse melhor”.

António Soares recorda que “o concelho de Nordeste tem muita carência de emprego e temos que olhar para os empresários e para os trabalhadores individuais com muita atenção. Isto vai passar e depois de passar precisamos que as empresas locais continuam a manter o mesmo número de trabalhadores e desenvolver as suas atividades dentro da normalidade”. Desta forma, o autarca sublinha que as medidas anunciadas pelo Governo dos Açores são muito importantes e dentro das possibilidades “iremos colaborar não só com as famílias mas também com as empresas de forma a minimizar as situações de impacto económicos”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados