Açoriano Oriental
Linha de crédito do Governo disponibiliza 79ME em "condições favoráveis" para empresas

A nova linha de crédito com garantia mútua, denominada 'Capitalizar Mais’ vai disponibilizar às empresas açorianas 79 milhões de euros de financiamento em condições mais favoráveis, anunciou o Vice-Presidente do Governo Regional.
 

Linha de crédito do Governo disponibiliza 79ME em "condições favoráveis" para empresas

Autor: AO online

O titular da pasta da Competitividade, que falava quinta-feira, em Ponta Delgada, na sessão de divulgação dessa nova linha, salientou que está prevista a criação de novas linhas de Crédito para Investimentos com Garantia Mútua, de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, de Financiamento a Operações de Capital Reversível e uma Linha de Financiamento, a Business Angels.

 
Trata-se de novos e inovadores instrumentos que, no seu conjunto, asseguram a disponibilização até 100 milhões de euros de financiamento por parte das instituições financeiras e bancárias selecionadas”, adiantou Sérgio Ávila, sublinhando que o Governo dos Açores afetou “significativos recursos nos termos do enquadramento regulamentar aprovado pela Comissão Europeia”.
 
A ‘Linha Capitalizar Mais’, que já está acessível às empresas através dos bancos aderentes, apoia o financiamento em novos investimentos em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos, bem como para aumento do fundo de maneio associado a um efetivo incremento da atividade.
 
Esta medida contempla também a realização de despesas não elegíveis referentes a candidaturas aprovadas no âmbito do Competir+, incluindo fundo de maneio.
 
O novo instrumento de financiamento prevê ainda o apoio à aquisição de imóveis e terrenos afetos à atividade empresarial, cujo montante máximo não pode exceder 50 por cento e 10 por cento, respetivamente, do montante total de financiamento.
 
“As operações de crédito a celebrar no âmbito desta linha beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação, destinada a garantir até 80% do capital em dívida, em cada momento”, destacou o Vice-Presidente, frisando que a garantia irá reduzir “substancialmente o risco de financiamento pela banca e permitirá facilitar em muito a concessão de crédito”.
 
A 'Linha Capitalizar Mais', para além de alargar substancialmente as possibilidades de aprovação de crédito para comparticipar os investimentos e garantir liquidez às empresas, prevê um máximo de 12 anos como prazo das operações de crédito, pode ler-se na mesma nota.
 
“Trata-se, portanto, de uma oportunidade da maior importância”, adiantou Sérgio Ávila, evidenciando que, “com esta medida, contribuímos ainda mais para facilitar e incentivar o investimento privado”. O Vice-Presidente do Governo destacou a importância da nova linha de crédito com garantia mútua, denominada 'Capitalizar Mais’, que vai disponibilizar às empresas açorianas 79 milhões de euros de financiamento em condições mais favoráveis.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados