Refugiados

69 pedidos de asilo a Portugal este ano

69 pedidos de asilo a Portugal este ano

 

Lusa / AO online   Nacional   21 de Jun de 2010, 10:19

Este ano, até quarta-feira, foram solicitados a Portugal 69 pedidos de asilo, tendo sido concedidos cinco estatutos de refugiado e 24 autorizações de residência por razões humanitárias, informou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O balanço é divulgado no dia em que se comemora o Dia Mundial do Refugiado, uma iniciativa que o SEF congratula, em comunicado divulgado domingo, no qual dá também conta de que os restantes pedidos de asilo, daqueles 69 solicitados, se encontram em fase de análise e instrução, para posterior apresentação ao ministro da Administração Interna.

“As nacionalidades dos requerentes de asilo são maioritariamente de cidadãos provenientes do continente africano, nomeadamente da Guiné Conacri, República Democrática do Congo, e alguns da Nigéria e do Gana, bem como do continente Americano, em especial da Colômbia”, refere no documento.

Desde 2007, existe um programa nacional de reinstalação de refugiados que se encontram em campos situados em países terceiros, que envolve um mínimo de 30 refugiados por ano.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.