Açoriano Oriental
50 políticos reúnem-se em Washington para encontro de luso-americanos eleitos
Cerca de 50 políticos portugueses, luso-descendentes e representantes de zonas dos Estados Unidos com comunidades portuguesas reúnem-se quarta-feira no Congresso dos Estados Unidos, em Washington, para o 3.º Encontro de Luso-Americanos Eleitos.

Autor: Lusa/AO Online

O evento é uma iniciativa do Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos (PALCUS), com o apoio da embaixada de Portugal em Washington, e reúne no edifício Longworth, do Congresso norte-americano, representantes de sete estados.

"O objetivo é criar uma rede de interesses que faça avançar e expandir a agenda luso-americana. Queremos estimular as relações entre estes representantes eleitos e o relacionamento que têm com as autoridades portuguesas", explicou à Lusa o presidente da PALCUS, Fernando Gonçalves Rosa.

O responsável diz que na agenda estarão temas como a permanência de Portugal no programa Visa Waiver, a reforma das leis de imigração e a permanência norte-americana na Base das Lajes, nos Açores.

Este encontro aconteceu pela primeira vez em 2008 e a segunda edição teve lugar em 2011.

Fernando Rosa diz que "é "importante realizar estes encontros com alguma regularidade" e que "é possível notar diferenças na representação da comunidade" desde que eles começaram a acontecer.

"No Connecticut, por exemplo, não tínhamos ninguém e agora temos três congressistas estaduais e um presidente de câmara", garante.

Da Califórnia, participam os três congressistas luso-descendentes com assento na Câmara dos Representantes: os republicanos Devin Nunes e David Valadão, e o democrata Jim Costa.

A maior delegação virá de Massachusetts, que envia nove representantes.

Pertencem ao grupo o congressista Joe Kennedy, os senadores estaduais Marc Pacheco e Viriato de Macedo, os congressistas estaduais, John Fernandes, David Vieira, Tony Cabral, Alan Silvia e Evandro Carvalho, e o presidente da câmara de Fall River, Samuel Sutter.

Participam ainda representantes de Nova Jérsia, Nova Iorque, Connecticut, Virgínia e Rhode Island.

Portugal estará representado pelo embaixador em Washington, Nuno Brito, pelo cônsul de Newark, Pedro Oliveira, a cônsul de Providence, Márcia Sousa, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Participam ainda os deputados João Bosco Mota Amaral, na qualidade de presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-EUA, Nuno Sá, Telmo Correia e Nuno Encarnação.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados