Açoriano Oriental
11 distritos em alerta amarelo
A Direcção Geral da Saúde (DGS) colocou hoje em alerta amarelo 11 distritos de Portugal continental, devido a efeitos do calor na saúde.

Autor: Lusa/AO On line

Os onze distritos em alerta são Braga, Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro. O alerta da DGS é o segundo de menor gravidade numa escala de três.

Os avisos da DGS quanto à exposição a temperaturas elevadas têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região e relaciona-os com os efeitos na saúde das populações, sendo o amarelo o segundo menos grave numa escala de três.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se deve evitar bebidas alcóolicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

Também o Instituto de Meteorologia (IM) chama a atenção para o risco "Muito Alto" de exposição à radiação ultravioleta, que se verifica hoje em sete dos doze locais de medição existentes no país. No Funchal o risco é mesmo "Extremo".

O nível "Muito Alto", o segundo mais grave de aviso a seguir ao "Extremo", regista-se em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Sines, Viana do Castelo e Santa Cruz.

Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Penhas Douradas apresentam um risco "Moderado".

O IM alerta que é aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protetor solar e evitar a exposição de crianças ao sol.

A exposição à radiação ultravioleta do sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, explicita o IM.

O IM prevê para hoje "períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do meio da tarde", com "vento fraco (inferior a 15 km/h) soprando moderado (15 a 25 km/h) de noroeste, durante a tarde na faixa costeira ocidental".

O mesmo instituto prevê ainda uma "pequena subida da temperatura máxima na região Sul" bem como "aguaceiros fracos e pouco frequentes e possibilidade de trovoadas, mais prováveis até ao final da manhã".

As temperaturas máximas previstas para as principais cidades do país são de 28 graus para o Porto, 34 graus para Lisboa e 33 graus para Faro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados