Açoriano Oriental
Alimentação
Portugal deve criar condições para que produtores locais abasteçam cantinas escolares
O presidente da Associação In Loco, Nélson Dias, defendeu hoje que Portugal deve criar condições para que as cantinas escolares sejam abastecidas por produtores locais, o que beneficiaria a economia da região e as crianças.
Portugal deve criar condições para que produtores locais abasteçam cantinas escolares

Autor: Lusa/AO online
Nélson Dias apresentou no IV Congresso Português de Alimentação e Autarquias, que está a decorrer em Lisboa, a experiência do núcleo “Prove” do Algarve que consiste na venda direta de cabazes com frutas e legumes da época dos produtores locais aos consumidores.

Em declarações à agência Lusa, o responsável adiantou que tem havido um crescimento do número de produtores e de consumidores que preferem comprar através de cabaz, sublinhando que “largas toneladas de produtos já são escoados por esta forma, que significa criação de riqueza nessas regiões”.

“Num país que tem uma dependência alimentar tão grande como nós temos do exterior, seja numa situação de crise ou não, faz todo o sentido incentivar a produção nacional com garantia de escoamento”, sustentou.

Para garantir a qualidade da comercialização destes produtos, a associação tem trabalhado com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) sobre esta matéria e está agora a discutir com este organismo a inclusão de outros produtos transformados e de origem animal no cabaz, avançou à Lusa.

O que está a ser mais difícil é o diálogo com as escolas para introduzir estes alimentos nas cantinas, o que se deve, segundo Nélson Rodrigues, a um “problema de enquadramento legislativo”.

“Portugal tem de criar as condições para que seja possível garantir o escoamento da produção local para as cantinas escolares”, defendeu.

Apesar de as autarquias serem obrigadas a fazer concursos públicos para contratar as refeições das escolas, Nélson Dias disse que “é possível fazer alterações à lei e privilegiar a produção local”, como já acontece em Itália e no Reino Unido.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados