Açoriano Oriental
Conferência de Munique discute hoje revoltas no mundo árabe
As manifestações pela democracia no Egito e em outros países árabes vão dominar a conferência de segurança de Munique, que reunirá, entre hoje e domingo, altos dignitários políticos de todo o mundo na capital da Baviera.
 Conferência de Munique discute hoje revoltas no mundo árabe

Autor: Lusa/AO Online

“O desenvolvimento da situação nesses países será uma das questões centrais", disse à imprensa alemã o organizador do evento, Wolfgang Issinger.

À margem da conferência decorrerá uma reunião do Quarteto de Paz para o Médio Oriente, com a participação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e a alta representante da União Europeia para a Política Externa, Catherine Ashton.

Outros temas do encontro, em que participarão delegações de mais de 70 países, são as ameaças do ciberespaço, a crise financeira internacional e a situação no Afeganistão e no Iraque.

O debate incluirá ainda temas "clássicos" da conferência, como a futura arquitetura de segurança euro-atlântica e as relações entre a NATO e a Rússia.

São também esperados em Munique o presidente afegão Hamid Karzai, o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Numerosas organizações anticapitalistas e antimilitaristas convocaram uma manifestação de protesto contra a conferência, no sábado, no centro de Munique.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados