Açoriano Oriental
Regata
Primeira perna da Açoriano Oriental Yacht Race concluída
A embarcação “Açor”, do skipper João Leal, foi a primeira a cortar a meta em Santa Maria, por volta das 04h59 de quinta-feira, mas tendo em conta o sistema de classificação, “Refrega 1” de José Medeiros é o vencedor em ORC
Primeira perna da Açoriano Oriental Yacht Race concluída

Autor: Susete Rodrigues / João Cordeiro
A embarcação “Açor”, do skipper João Leal, foi a primeira a cortar a meta numa linha imaginária entre o farolim do porto de Vila do Porto e uma bóia colocada a Sul do mesmo, na ilha de Santa Maria, concluindo assim a primeira perna da Açoriano Oriental Yacht Race.

Foi por volta das 5h00 da madrugada de quinta-feira que o “Açor” terminou as 56 milhas náuticas que ligam São Miguel à ilha do Sol.

Aos pouco foram chegando as restantes embarcações que participaram na quarta edição da regata, organizada pelo jornal mais antigo, em publicação, da Europa, o Açoriano Oriental.

Pela noite e madrugada de quarta para quinta-feira muitas peripécias foram acontecendo, com as embarcações à procura das melhores posições de vento: uns optaram por ir mais por terra, outros mais ao largo, sendo que uma ou outra ligou o motor.  De facto o objectivo desta prova - para além da competição, como é óbvio, todos gostam de vencer - passa muito pelo gozo e pelo gosto de ir para o mar e navegar durante a noite e também pela animação, boa disposição e convívio entre todos.

De acordo com alguns velejadores, foi uma primeira perna excelente, “navegados” por uma noite que pouco têm oportunidade de vivenciar.

“Sensacional”. Foi a primeira palavra utilizada por Rui Marcos para descrever a primeira “perna” da regata promovida pelo Açoriano Oriental, que decorreu numa noite com “boa visibilidade e bom vento, quase constante”.

O skipper madeirense do iate “Quero-Quero” não poupou elogios à organização do evento e deu conta de uma viagem muito ‘renhida’ com a embarcação “Açor” - que foi a primeira a cortar a meta da 1ª perna -, salientando que mais importante do que a competição é a vontade de andar no mar.

Também o skipper do “Celtic Dream”, João Reis, destacou as boas condições de vento e mar que se fizeram sentir durante a noite, assim como o final de prova ‘renhido’.

Recorde-se que a prova é disputada de acordo com as regras: ISAF 2009/2012 e as presentes instruções de regata; regras de segurança da RIEAM, ORC Club 2009-07-08.



Classificação da 1ª perna
1º Refrega 1, skipper José Medeiros,
2º Celtic Dream, skipper João Reis,
3º Prainha, skipper Duarte Silveira,
4º Anfitrite, skipper Luís Medeiros,
5º Fenix, skipper Eduardo Reis,
6º Danny Boy, skipper João Mota Vieira,
7º Desafinado, skipper Agostinho Oliveira,
8º Açor, skipper João Leal,
9º Quero-Quero, skipper Rui São Marcos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados