Açoriano Oriental
Fórum Local
Homenageado pároco Domingos da Silva Costa
Foi ordenado sacerdote aos 22 anos e durante 48 foi pároco do Livramento, onde deixou marcas profundas junto da comunidade, que agora o homenageia com o descerramento de um busto.
Homenageado pároco Domingos da Silva Costa

Autor: João Alberto Medeiros

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada considerou terça-feira, no Livramento, no descerramento de um busto do Padre Domingos da Silva Costa, que esta “é apenas uma pequena obra e, quer a Junta de Freguesia, quer a Câmara de Ponta Delgada, já fizeram grandes obras no Livramento, mas nem sempre as grandes obras são as mais importantes”.


Para Berta Cabral “um busto como este que agora descerramos tem uma grande importância para a população desta freguesia, porque é honrando o passando que se projecta o futuro”.


“O busto está situado neste espaço nobre recentemente requalificado pela Junta de Freguesia e mesmo em frente ao Polivalente de Serviços que alberga a sede da Junta de Freguesia e está disponível para todas as actividades que a população do Livramento entender realizar”, referiu a autarca.


Na sua leitura, “dotar as freguesias deste género de equipamentos tem sido uma preocupação permanente da Câmara de Ponta Delgada”.


Berta Cabral acrescentou que “nunca nos podemos esquecer que é também preciso recordar a história e quem fez parte desta mesma história. E é precisamente isso que fazemos agora com o descerramento do busto em homenagem ao Padre Domingos”.


O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Soares, pediu à presidente da Câmara para que a autarquia reabra o processo que visa dar o nome do sacerdote à Escola P3 do Livramento.


Berta Cabral acedeu mas lembrou que este depende sempre, em última instância, da decisão da Secretaria Regional da Educação.


Padre Domingos Costa nasceu no Pico da Pedra em Setembro de 1912 e foi ordenado sacerdote em 1935, aos 22 anos. Celebrou Missa Nova a 28 de Junho de 1935, no Pico da Pedra e mais tarde foi nomeado Vigário Cooperador do Cabouco e da Atalhada.


Dois anos depois, foi nomeado Vigário Auxiliar do Padre Manuel Correia Martins, no Livramento. O Padre Domingos Costa foi, durante 48 anos, pároco do Livramento.


Volvidos mais de 70 anos, o Padre Domingos Costa continua a ser uma personalidade referenciada pela comunidade do Livramento, que se associou assim à Câmara Municipal de Ponta Delgada e à Junta de Freguesia  nesta homenagem.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados