Açoriano Oriental
BE salienta papel das mulheres na UE
O candidato do BE/Açores integrado na lista nacional às eleições europeias, Paulo Sousa Mendes, visitou quarta-feira a delegação da ilha do Faial da UMAR -União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Autor: Olímpia Granada

Para o BE, os Açores, enquanto região europeia, não pode continuar a ser uma excepção na garantia de direitos das mulheres. O BE faz notar em comunicado que as mulheres são metade da população da União Europeia e da região e constituem uma parte significativa (60%) da população inactiva açoriana, correndo, por isso, um maior risco de pobreza, sendo também, entre os pensionistas, aquelas que recebem as pensões mais baixas.


Ser mãe, contudo, é, ainda, um entrave à contratação, progressão na carreira profissional e à manutenção do posto de trabalho, alerta o BE.

Assim, a candidatura defende a independência económica da mulher como crucial, numa região, em que a violência doméstica assume valores preocupantes e se percebe que, de facto, ainda existe um longo percurso a ser feito quando comparamos a nossa realidade com a realidade europeia.

A construção desta região europeia é também feita pelas mulheres, mas para isso há, advoga o BE, um longo caminho a ser percorrido para garantir os seus direitos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados