Açoriano Oriental
Jornal de campanha
MPT quer prisão que obrigue reclusos a gerarem recursos
Foi junto ao estabelecimento prisional de Ponta Delgada que o candidato do Movimento  Partido da Terra (MPT)  revelou os números que colocam os Açores no topo do ranking das regiões de Portugal com maior taxa de presos.
MPT quer prisão que obrigue reclusos a gerarem recursos

Autor: Luísa Couto
Manuel Moniz apoiou-se  nos dados referentes ao mês de Junho, divulgados pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais, que dão conta que a Região tem cerca de 186 presos por cem mil habitantes ao passo que  a média nacional se fica pelos 120 reclusos por cada cem mil habitantes.
Por essa razão, o cabeça de lista do MPT por  São Miguel critica o facto dos Açores ainda não terem uma política que vise reduzir a criminalidade que, por sinal, até tem vindo a aumentar.
“A Região não tem competência legal a esse nível, mas isso não deve impedir que tenha a sua própria posição em relação à forma como se deve combater a criminalidade”, sustenta Manuel Moniz.
O MPT defende, por isso, “novas soluções ao nível legislativo e uma alteração da ideia que se tem da prisão”.Manuel Moniz diz ser necessário a introdução do conceito de “prisão auto-sustentada”.
“Por outras palavras, obrigá-los a trabalhar e a produzir, reduzindo assim o duplo peso que a criminalidade representa para os contribuintes inocentes - que sofrem os roubos e ainda têm de pagar para castigar os criminosos”, esclarece o candidato.
Isto porque, no entender do MPT,  “a reinserção deve começar no momento em que o condenado entra no estabelecimento prisional, especialmente através de uma atitude mais exigente por parte do sistema”.
 Manuel Moniz mostra-se ainda preocupado com as elevadas taxas de ocupação das cadeias de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada  que são, no primeiro caso, de 177 por cento, e no segundo de 164 por cento.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados