Açoriano Oriental
Jogos Olímpicos
Vicente Moura pede "profissionalismo e brio" aos atletas
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, pediu hoje “profissionalismo e brio” aos atletas que estão a representar o país nos Jogos Olímpicos, na primeira manifestação pública de desagrado do dirigente em Pequim2008.
 Vicente Moura pede "profissionalismo e brio" aos atletas

Autor: Rui Barbosa Batista e Rui Boavida, Lusa/AO online
    Perante atitudes e desculpas por desempenhos bem aquém das expectativas de vários atletas nos Jogos, Vicente Moura afirmou: "Nós preparamos os atletas desportivamente, mas culturalmente não, a educação não é connosco. É para o povo português. Todos temos de ter educação, olhar para a bandeira e saber que temos o povo português todo atrás de nós. Não podemos esquecer isso e não devemos defrauda-lo”.

    “Exijo apenas profissionalismo e brio para prestigiar Portugal”, vincou.

    Vicente Moura não tem gostado de algumas situações: “Uma das coisas que ninguém contava era as pessoas darem desculpas que... não são as correctas”.

    “Não é só com os participantes nacionais. Há a tentação de, imediatamente a seguir à prova, atribuir a causas externas o seu eventual menos bom desempenho”, lamentou.

    E, sem se deter, acrescentou: “Aqui não há desculpas! Fizemos o nosso trabalho todo. Estamos aqui para dignificar Portugal. Se não conseguirmos, temos a consciência que o trabalho foi bem feito. Esta foi a melhor preparação de sempre para uns Jogos Olímpicos. Disso não há duvida nenhuma. Haja os resultados que houver. E isso ninguém nega”.

    “Desafio a comunicação social e opinião pública… perguntem às federações todas se o trabalho não foi bem feito, se estão descontentes ou não. Estão contentes! Não exigi nada às federações, atletas ou técnicos”, prosseguiu.

    Vicente Moura alertou os atletas para o facto de haver muitos outros competidores que dispensam ir a provas internacionais para se dedicar dois ou três anos a preparar os Jogos Olímpicos, “pois é aí que está a glória e imortalidade”.

    “Eu tinha consciência disso, mas parece que os atletas não têm”, frisou, considerando que é esse tipo de atleta, fora dos rankings internacionais, que tem surpreendido os portugueses.

    E concluiu: “Aprendo todos os dias. Pode ser que até saia do COP, mas esta experiência importantíssima tem de ser passada para os vindouros, porque não se pode perder”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados