Açoriano Oriental
Jogos Olímpicos
Vanessa Fernandes deu prata a Portugal

Vanessa Fernandes sagrou-se hoje vice-campeã olímpica de triatlo, conquistando a primeira medalha para Portugal em Pequim2008, numa prova em que perdeu apenas para a rival e imparável australiana Emma Snowsill.

Vanessa Fernandes deu prata a Portugal

Autor: Lusa / AO Online

    A pentacampeã europeia realizou uma prova de excelente nível, mas a tricampeã mundial (2003, 2005 e 2006) foi intratável e com 10 quilómetros de atletismo de elevado nível destroçou a concorrência, terminando com 1:58.27 horas.

    Vanessa Fernandes acabou a 1.06 minutos de Snowsill, a quem felicitou e abraçou de imediato, com a compatriota Emma Moffatt a garantir o bronze, 22 segundos após a portuguesa.

    Com este resultado, Portugal conquistou, finalmente, a primeira medalha, mas só por milagre cumprirá os objectivos do Comité Olímpico de Portugal, que “sonhava” com quatro e um total de 60 pontos (a missão lusa soma apenas 10).

    Nos 1,5 quilómetros da natação - o segmento em que não era tão forte, mas no qual registou franca evolução -, Vanessa saiu no nono lugar, a escassos quatro segundos da norte-americana Laura Bennett (20.19 minutos), uma das favoritas ao triunfo final.

    Cerca de 40 atletas saíram da água a menos de 10 segundos da líder, mas o pelotão cedo começou a perder elementos, também por acção da portuguesa.

    Com efeito, no arranque para os 40 km de ciclismo, com seis voltas a um circuito de 6,6 km, Vanessa cedo se “mostrou”, encabeçando o grupo no ataque à primeira subida, de elevado grau de dificuldade, que começou a fazer os primeiros estragos.

    A triatleta nacional mantinha-se sempre na cabeça do grupo de 22 elementos, junto a todas as favoritas: segundo o pai Venceslau, havia indicações para atacar na última volta, mas tal não aconteceu e entrou no atletismo em 11º, a seis segundos da neozelandesa Andrea Hewitt.

    Quem não perdeu tempo e passou à ofensiva foi a tricampeã mundial Emma Snowsill, que rapidamente ganhou distancia: ao fim da primeira de quatro voltas já se cifrava em 15 segundos para Vanessa Fernandes, que tinha à perna a norte-americana Laura Bennet (atacou pouco depois e ganhou alguns metros) e Andrea Hewitt.

    Lá na frente Emma Snowsill revelava-se imparável e ganhava cada vez mais terreno (aos cinco quilómetros, a meio do atletismo, ampliou a vantagem para 39 segundos), enquanto Vanessa, que não aparentava estar tão fresca, contra-atacou e distanciou-se cinco segundos de Bennet.

    O ouro já era uma mera miragem à entrada da ultima volta - estava a 57 segundos de Snowsill -, pelo que Vanessa tinha era de se preocupar com a prata, que estava presa por 11 segundos para a também australiana Emma Moffatt e 25 para a japonesa Juri Ide.

    Até ao fim, nada mudou e as três triatletas ficaram com o pódio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados