Açoriano Oriental
Percurso Pedestre até ao "Sanguinho" no Faial da Terra
O roteiro desta semana leva-o a “desbravar” o “Sanguinho”, localizado na freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação.
Percurso Pedestre até ao "Sanguinho" no Faial da Terra

Autor: Tânia Silva
O “Sanguinho” é uma aldeia rural onde encontramos cerca de vinte casas desabitadas desde inícios dos anos 70. Naquele local já viveram cerca de duzentas pessoas, que o abandonaram pela ausência de condições de conforto, dificuldades de acesso e emigração.
Actualmente o “Sanguinho” encontra-se em processo de recuperação, representando para a população do Faial da Terra um marco da história viva.
O trilho até ao Faial da Terra faz parte do leque de passeios e actividades da empresa de Animação Turística Geo Fun, que surgiu da associação entre dois amigos e iniciou trabalhos em 2004.
O percurso é constituído por um caminho de terra batida, de inclinação elevada, com degraus e passagens hidráulicas. Apresenta um grau médio de dificuldade e tem uma extensão de 6 km.
Ao longo do percurso podemos admirar as várias perspectivas da freguesia do Faial da Terra, assim como uma vegetação rica e exótica.
O passeio pedestre da Geo Fun até ao Faial da Terra inicia-se pelas 9h00 e termina às 17h00, incluindo um piquenique no “Salto do Prego”, que fica localizado a meio do percurso. No “Salto do Prego”, onde predomina uma mata de incenso e de acácia, podemos encontrar uma bela cascata e aproveitar para dar um mergulho. Continuando, o trilho progride por uma descida até chegar novamente à localidade do Faial da Terra. O local do “Sanguinho” deve o seu nome à forte presença da planta endémica dos Açores, da Madeira e das Canárias, chamado “sanguinho” (nome científico, Frangula azorica).
Segundo reza a história, o povoado do “Sanguinho” foi erguido com o objectivo inicial de os agricultores estarem mais próximos das suas terras, sendo também uma forma das pessoas “fugirem” às frequentes cheias e tempestades marítimas que ocorriam na altura.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados