Açoriano Oriental
Pequim2008
Iluminação é a grande atracção da cerimónia de abertura
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 decorre hoje, pelas 12h00 dos Açores, no Estádio Nacional
Iluminação é a grande atracção da cerimónia de abertura

Autor: Susete Rodrigues/LUSA

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 decorre hoje, pelas 12h00 dos Açores, no Estádio Nacional.

O facto da cerimónia dos Jogos de 2008 decorrerem no dia 8 de Agosto, pelas 20h00 locais, tem um significado, já que o número oito é sinal de prosperidade. O chão será coberto por um grande pergaminho chinês.

Para além da celebração das tradições chinesas, o evento terá centenas de bailarinos, actores, músicos e diversas atracções acrobáticas, mas a iluminação será a atracção principal.

Entre os bailarinos, um grupo estará "ajudando" nos efeitos de iluminação. A roupa verde terá pequenas lâmpadas. Também haverá muitas alegorias, para mostrar todos os 5 000 anos de história chinesa.

A ordem de entrada dos países na cerimónia é definida de uma maneira pouco usual para os que usam o alfabeto romano, ou seja, a entrada é de acordo com o número de traços do primeiro ideograma do nome do país na escrita chinesa. Este método gera discrepâncias como a Austrália desfilando na antepenúltima posição e a Guiné-Bissau abrindo o desfile (na verdade será o segundo a desfilar, logo após a Grécia).

Nélson Évora é o porta-estandarte

Nelson Évora, o porta-estandarte de Portugal na cerimónia de hoje da abertura de Pequim2008, pede aos portugueses que sintam os Jogos Olímpicos "não só pelas medalhas mas também como algo bonito e saudável de se ver".

O campeão do Mundo do triplo salto disse que vai viver "de forma única" e "marcante" a sua primeira presença na cerimónia de abertura, uma vez que em Atenas2004 não esteve na festa do Estádio Olímpico.

O atleta do Benfica, que ontem recebeu a credencial de porta-bandeira das mão do chefe da Missão, Manuel Boa de Jesus, manifestou-se contente e honrado com o convite para transportar a bandeira, principalmente pelos motivos que lhe foram apresentados pelos responsáveis do Comité Olímpico de Portugal.

Vicente Moura "emocionado"

Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), manifestou-se "emocionado" com o içar da bandeira de Portugal na aldeia Olímpica, que marca a entrada oficial da Missão lusa em Pequim2008.

"É um momento tocante… Fiquei emocionado, como sempre. São os meus 10ºs Jogos Olímpicos, ando aqui há muitos anos, talvez demasiados, mas a emoção é sempre a mesma, como se fosse nos primeiros", confessou.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal contou como viu a curta cerimónia, partilhada com o Laos, Argélia, Turquia e Colômbia: "Inicialmente, as pessoas começam a cantar o hino a medo, típico dos portugueses, mas depois acabam daquela forma vibrante".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados