Açoriano Oriental
Trilho Pedestre de Algarvia até ao Pico da Vara
Uma ida até ao ponto mais alto da ilha de São Miguel – o Pico da Vara - é a sugestão da AGIRA e do Açoriano Oriental para esta semana.
Trilho Pedestre de Algarvia até ao Pico da Vara

Autor: Tânia Silva
Com cerca 1.103 metros de altitude, o Pico da Vara localiza-se no maciço oriental da ilha de São Miguel e apresenta um relevo de carácter montanhoso, recortado por ribeiras que deslizam por entre uma grande quantidade de vegetação endémica.
É o local onde o Priolo (ave em risco de extinção) encontra o seu habitat natural e lá pode encontrar todo um conjunto de flora endémica rara e de grande valor. Em dias de boa visibilidade obtemos uma panorâmica sobre grande parte da ilha de São Miguel
O trilho pedestre até ao Pico da Vara, pela Algarvia, freguesia do Concelho do Nordeste, tem a duração de aproximadamente cinco horas e é formado por um percurso de terra batida, outrora utilizado para aceder ao mato onde se fazia carvão e se procedia ao maneio de gado.
O trajecto inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Depois de cerca de 1 km a subir, a mata termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto - Graminhais. Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião francês e a partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Sendo o ponto mais alto de São Miguel, foi palco de um trágico acidente aéreo do qual não houve sobreviventes. Na Madrugada de 28 de Outubro de 1949 um Constellation da Air France que fazia a rota Paris-Nova Iorque, com 37 passageiros e onze tripulantes a bordo, embateu na encosta do Pico de Vara.
Na lista dos mortos constava algumas figuras internacionalmente conhecidas, entre elas o campeão mundial de Boxe, Marcel Cerdan, a famosa violinista Ginette Neveu e o seu irmão, o pianista Jean Paul.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados