Açoriano Oriental
Na Fórmula 3 a aposta mais fiável é uma tripla e prognósticos só mesmo no final
A tríade da Fórmula 3 açoriana conta agora com um concorrente de respeito que promete animar ainda mais a emotiva luta que se tem travado nas estradas.

Autor: Arthur Melo
Carlos Costa (campeão em título) não tem tido tarefa fácil na procura da revalidação do seu título, uma vez que Sérgio Silva e Pedro Vale têm sido incansáveis na tentativa de destronar o piloto do Citroën Saxo S1600.
À partida para o SATA Rallye Açores - prova importante devido à dupla pontuação que proporciona para o campeonato -, Carlos Costa parte com uma ligeira vantagem mercê da vitória alcançada no Faial, o terceiro posto arrecadado na Ribeira Grande e o quinto lugar no “Sical”. Apesar de possuir o melhor argumento mecânico, os problemas e o entusiasmo colocados por Sérgio Silva e Pedro Vale em todas as provas têm contribuído para que a vitória - seja a quem sorrir, em cada prova e no final - tenha um sabor especial, fruto do trabalho árduo a que os pilotos se vêem obrigados a despender nas provas.
O piloto do Peugeot 206 GTI tem conseguido tirar o máximo partido da viatura que, a olhos vistos, se percebe que quer dar mais mas não consegue. A sua perícia, o sangue-frio e a tenacidade que empresta em cada rali têm permitido a Sérgio Silva a obtenção de excelentes resultados, como aconteceu na Ribeira Grande, ao arrancar um triunfo quase a ferros sobre a demais concorrência.
Por seu lado, Pedro Vale deposita grandes esperanças no seu Citroën Saxo Cup e, com estilo de condução muito idêntico ao de Silva, continua a bater-se pelas melhores classificações, tendo para já este ano afastado o fantasma dos abandonos que caracterizaram o seu percurso no decorrer do campeonato em 2007.
À partida, apontar um favorito à vitória no final de uma prova trata-se de um exercício arriscado, porque são muitas as condicionantes que contribuem para o desfecho final. Mais seguro, até ao momento, é fazer-se uma aposta tripla e guardar qualquer tipo de prognósticos para o final, já que Carlos Costa, Sérgio Silva e Pedro Vale são garantia de grande espectáculo em todas as provas em que são intervenientes.
No capítulo do azar - que está sempre presente e à espreita de provocar danos em todas as provas automobilísticas - nenhum dos três pode ficar a rir-se do adversário, porque os problemas têm tocado aos três; “salva-se” aquele que tem registado menos danos mecânicos nas provas.
O espectáculo está sempre garantido à partida para qualquer prova e o nível de incerteza vai agudizar-se com a entrada em cena de um concorrente que impõe respeito.
Fernando Casanova está de regresso à competição e com um forte argumento: o Citroën C2 S1600.
A estreia do carro aconteceu na ilha do Faial, mas a caixa de velocidades traiu as pretensões do piloto da Ribeira Grande que almejava fazer o ensaio geral para a prova rainha do automobilismo açoriano. O teste durou poucos quilómetros, mas enquanto andou Fernando Casanova mostrou que quando o período de adaptação terminar o Citroën C2 será mais um a alimentar a interessante luta da F3, podendo esperar-se no SATA Rallye Açores um cheirinho que acontecerá, em pleno, no próximo ano, uma vez que o programa de Casanova para 2008 contempla, nos Açores, apenas mais uma ou duas provas.
Espectadores atentos é o pelotão que secunda o grupo da frente e que espreita pelas escorregadelas dos principais animadores para tirar dividendos.
Neste particular, e até ao momento, Bruno Amaral tem conseguido capitalizar o bom andamento e a progressão que tem evidenciado nas provas já disputadas, não sendo por isso de estranhar o excelente terceiro lugar do campeonato que ocupa, fruto da regularidade com que norteia as suas actuações.
Regular tem sido, igualmente, João Faria, no ano de estreia com o Toyota Yaris, assim como Tiago Mota.
Estes três - Amaral, Faria e Mota - também têm proporcionado um interessante despique, com o primeiro, até ao momento, a conseguir levar a melhor.
Embora esporádicas - apenas participa nos ralis que se realizam na ilha Terceira -, as participações de Marco Veredas são sempre interessantes de seguir. O piloto terceirense, em casa, raramente concede veleidades e caso conseguisse arranjar apoios seria um dos sérios candidatos à vitória final na Fórmula 3.
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