Açoriano Oriental
Passeio pelo Concelho de Lagoa
Caro leitor, o AO e a AGIRA levam-no a passear pela Lagoa, na ilha de São Miguel. Localizada na costa sul da ilha de São Miguel, a leste da cidade de Ponta Delgada, Lagoa foi elevada a vila e sede de concelho a 11 de Abril de 1522.
Passeio pelo Concelho de Lagoa

Autor: Tânia Silva
O nosso passeio neste concelho inicia-se naquele que é considerado o seu “ex-libris”, a “Cerâmica Vieira”, fundada no ano de 1862 e que vai já na quinta geração.
A “Cerâmica Vieira” é a única fábrica de cerâmica vidrada nos Açores que produz, na totalidade, a sua louça nas instalações e por processos artesanais, desde a modelagem na velha roda de oleiro até à pintura manual com desenhos característicos, de cor azul, que fez com que se tornasse popularmente conhecida como a “Louça da Lagoa”. Ao percorrermos a aquele espaço pode ver-se todo o processo de fabrico, que termina com a pintura das peças.
Depois, o próximo passo é o Centro Cultural da Caloura, que se situa na Canada do Castelo e que nasceu para mostrar uma colecção particular de um aficionado pela Arte: Tomás Borba Vieira. O Centro Cultural está implantado em terrenos compartimentados por muros de pedra solta, outrora protectores de vinhedos. É um espaço moderno e aprazível, composto por 220 m2 e espaços verdes envolventes, onde se pode aproveitar para relaxar por umas horas. Ali podem ver-se expostas obras do próprio Tomás Borba Vieira, assim como de muitos outros artistas.
Para quem gosta de sol e de mar, aproveite para fazer uma breve paragem no Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa, detentor da Bandeira Azul e localizado no Rosário.
De seguida visite os Núcleos Museológicos da Ribeira Chã, deles fazendo parte o Museu de Arte Sacra e Etnográfico, a Casa Museu Maria dos Anjos Melo e o Quintal Etnográfico.
No fim do dia aproveite para jantar no restaurante “A Lota”, onde o requinte e a descontracção se juntam para lhe dar um ambiente assaz agradável.


Circuito pedrestre da Ribeira Chã

O percurso desenvolve-se na freguesia da Ribeira Chã, localizada no concelho da Lagoa, e tem uma extensão de 8,4 km, com a duração de três horas.
Posto 1 - O percurso pedestre tem início junto à Igreja da Ribeira Chã. Neste local, para além da Igreja, existe um Museu de Arte Sacra e Etnografia, com peças de grande valor artesanal, artístico e histórico e uma representação de uma escola tradicional.
Posto 2 - está situado no quintal Etnográfico e de Endemismo Açórico, que está organizado em diversas secções, tais como, Endemismo Açórico, Museu Agrícola, Casa de Artesanato. Ainda neste local, pode-se visitar o Museu Agrícola e o Museu do Vinho da Ribeira Chã.
Posto 3 - localiza-se num pasto conhecido como pasto da Maria Lima e de lá consegue-se observar Água de Pau, Vila Franca do Campo e o seu ilhéu.
Posto 4 - situa-se junto a um depósito de água potável da Câmara Municipal de Ponta Delgada e de um bebedouro.
O último posto situa-se na pequena ponte da Ribeira das Barrelas. Abaixo da ponte existe uma antiga pedreira, da qual se extraiu pedra para a construção das casas da freguesia.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados