Açoriano Oriental
Museu do Trigo no Concelho da Povoação
O Museu do Trigo, no concelho da Povoação, é o local escolhido pelo AO e pela AGIRA para lhe levar a passear.

Autor: Tânia Silva
Este museu fica localizado numa das sete Lombas da Povoação, a Lomba do Alcaide, e nasceu em 31 de Julho de 2004 com o objectivo de preservar a memória dos antigos ofícios e tradições dos habitantes das Lombas. Isto porque havia uma grande tradição de produção de cereais naquela zona, motivo este que fez com que a Povoação fosse apelidada, em tempos, de “celeiro da Ilha”.
A actividade agrícola no concelho da Povoação estava vocacionada, essencialmente, para o cultivo de trigo, produtor de grão e de colmo. O trigo era encarado como um símbolo de fertilidade e de renascimento da natureza, desempenhando funções rituais. Assim, o pão saído da terra com o suor do homem, transforma-se em alimento da vida eterna na Consagração.
O Museu do Trigo está dividido em três áreas. Num primeiro espaço podemos apreciar os instrumentos outrora utilizados na Ceifa do Trigo, como as rodas e uma debulhadora fixa original. Na segunda divisão conhecemos uma antiga sala de chá com uma exposição de artesanato local, onde encontramos desde licores tradicionais a cerâmica proveniente do concelho da Lagoa.
Por fim, na terceira sala observamos uma exposição permanente de painéis que retratam e explicam as técnicas do cultivo, da colheita e da debulha do trigo e do uso da palha nas lombas do a Povoação, bem como noutras zonas da Ilha de S. Miguel.
Na exposição podemos ver representadas as três espécies de trigo que se cultivava. O Barbela, que era um trigo de grão macio, fácil de moer e dava uma farinha muito branca; o Canoco ou Pelado, trigo túrgido, menos produtivo que o anterior e mais resistente e, por fim, o Anafil, de barba preta e o tremês, que eram trigos rijos. O Museu do Trigo resulta de um projecto de recuperação da história daquela zona, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade dos Açores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados