Açoriano Oriental
Euro2008
Casillas coloca a Espanha nas meias-finais, 24 anos depois
A Espanha qualificou-se hoje para as meias-finais do Euro2008 de futebol, nas quais defrontará a Rússia, ao vencer a Itália por 4-2, no desempate por grandes penalidades, no último jogo dos "quartos", disputado no Estádio Ernst Happel, em Viena
Casillas coloca a Espanha nas meias-finais, 24 anos depois

Autor: Lusa/AO online
O guarda-redes Iker Casillas, com duas defesas na "lotaria" das grandes penalidades, colocou hoje a Espanha, pela primeira vez desde 1984, nas meias-finais do Europeu de futebol, com a vitória por 4-2 sobre a Itália.
Casillas parou os disparos de De Rossi e Di Natale, cabendo ao médio Cesc Fabregas a marcação do penalty decisivo que deu à "armada espanhola" o primeiro triunfo sobre a Itália em jogos oficiais desde os Jogos Olímpicos de 1920, depois do 0-0 no fim do prolongamento.
Ao deixar pelo caminho os campeões do Mundo, a Espanha, que já não vence um Europeu desde 1964, consegue chegar às "meias", algo que já não sucedia há 24 anos, quando a formação ibérica atingiu mesmo a final do França1984, perdendo o jogo decisivo para os anfitriões.
A Espanha foi a única selecção vencedora de um grupo da primeira fase do Euro2008 que não ficou arredada da competição nos quartos-de-final e vai agora reencontrar a surpreendente Rússia, depois da goleada (4-1) imposta à formaçã de Leste no primeiro jogo da "poule" D.
Em Viena, a Itália apresentou o tradicional futebol defensivo, mas viu gorado o sonho de igualar a França como a única selecção a juntar sucessivamente o título mundial ao europeu.
No estádio Ernst Happel, local que irá receber a final do Euro2008, a 29 de Junho, a Itália entrou expectante na partida, sempre à procura do erro espanhol para lançar Luca Toni no ataque, enquanto a "armada espanhola" apostava nos habituais passes curtos a meio campo.
Só aos 25 minutos aconteceu o primeiro lance de algum perigo, com um livre directo de David Villa, que atirou forte, mas à figura de Buffon.
Sem Pirlo, castigado, e com Materazzi no banco de suplentes (e Zidane a assistir ao jogo na bancada), a defesa da "squadra azzurra" foi aguentado as investidas espanholas, que partiam quase sempre de Silva.
O médio do Valência obrigou o guardião italiano a aplicar-se, com um disparo (32 minutos) rasteiro de fora da área, e pouco depois fez a bola passar junto ao poste (38), com Buffon batido.
Para a segunda parte, o seleccionador italiano, Roberto Donadoni, apostou em Camoranesi, para o lugar Cassano, e o jogador ítalo-argentino esteve perto de colocar a sua equipa em vantagem, ao rematar já dentro da área, mas com Casillas a responder com uma defesa de recurso.
Com Villa e Torres muito marcados pela defensiva transalpina, a Espanha foi obrigada a recorrer aos disparos de longa distância e Marcos Senna, aos 80 minutos, voltou a colocar Buffon à prova, num lance em que o guardião poderia ter comprometido as aspirações italianas ao deixar escapar a bola para o poste.
Com o "nulo" a persistir, as duas equipas partiram para o prolongamento com vontade de marcar: primeiro a Espanha, novamente com Silva a falhar por muito pouco o alvo, e depois a Itália, através de um cabeceamento de Di Natale que obrigou Casillas a defender para canto.
Com a passagem dos minutos, as duas equipas foram mostrando alguma ansiedade, e também desgaste físico, e acabaram por não criar mais nenhuma situação de perigo, deixando a resolução da eliminatória para a "lotaria" das grandes penalidades.
Da marca do castigo máximo, Iker Casillas tornou-se no novo herói espanhol, ao defender os remates de De Rossi e Di Natale que, por seu turno, se transformaram nos vilões italianos, enquanto, na grande penalidade decisiva, Fabregas, com muita calma, colocou a Espanha nas meias-finais do Euro2008.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados