Açoriano Oriental
Rússia apura-se pela primeira vez para os "quartos"
A Rússia qualificou-se hoje pela primeira vez e em grande estilo para os quartos-de-final de um Campeonato da Europa de futebol, ao vencer a Suécia por 2-0, na última jornada do grupo D do Euro2008.
Rússia apura-se pela primeira vez para os "quartos"

Autor: Lusa / AO Online
O avançado Roman Pavlyuchenko inaugurou o marcador, aos 24 minutos, e regressado Andrei Arshavin fechou a contagem, aos 50, consumando a primeira vitória da Rússia sobre a Suécia, que poderia ter terminado em goleada caso tivesse concretizado os dois remates ao poste da baliza escandinava.

    A Suécia partiu em vantagem para o jogo disputado no estádio Tivoli NEU, em Innsbruck (Áustria), pois apenas precisava do empate para seguir em frente, graças à vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos, mas foi dominada por uma endiabrada selecção russa.

    A Rússia, que perdeu na estreia com a Espanha (4-1), mas "emendou a mão" ante a campeã europeia Grécia (1-0) e a Suécia, marcou encontro nos quartos-de-final com a impressionante Holanda, vencedora da "poule" C, num jogo especial para o seu seleccionador, o... holandês Guus Hiddink.

    As duas equipas entraram no jogo de forma muito cautelosa e apenas aos 21 minutos se percebeu que a Rússia poderia precisar de algo mais do que o empate para seguir em frente, quando Zhirkov disparou de longe, ligeiramente ao lado da baliza escandinava.

    O lance teve o condão de "acordar" os russos e os suecos nem tiveram tempo para sentir o perigo, pois Pavlyuchenko inaugurou o marcador de imediato, aos 24 minutos, concluindo com um desvio certeiro a notável jogada colectiva da sua selecção.

    A Suécia acusou o "toque" e a Rússia acreditou que poderia resolver o encontro e a questão do apuramento durante a primeira parte, mas Bilyaletdinov errou o alvo, aos 26 minutos, e Pavlyuchenko acertou no poste da baliza sueca, aos 36.

    A Suécia apenas reagiu perto do intervalo e foi o guarda-redes Akinfeev que salvou a Rússia do comprometedor empate, com uma defesa atenta ao remate de Ljungberg (43 minutos) e saída arrojada aos pés de Nilsson (46+).

    O inconformismo sueco não teve sequência no início da segunda parte e o regressado Arshavin, que esteve suspenso nos dois primeiros jogos, abriu as "portas" dos quartos-de-final à Rússia, ao aumentar para 2-0 aos 50 minutos, de novo após uma irrepreensível combinação de ataque.

    Na selecção escandinava, nem o "estelar" Ibrahimovic conseguiu provocar desequilíbrios e foi a Rússia que passou ao lado da goleada, aproveitando o balanceamento ofensivo do adversário, com Zyryanov a acertar novamente no poste sueco (80 minutos) e Pavlyuchenko a desperdiçar oportunidade soberana para "bisar" (82).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados