Açoriano Oriental
Euro2008
Scolari vai poupar jogadores, mas não muda toda a equipa
O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, afirmou hoje que deverá proceder a cinco ou seis alterações no “onze” para o encontro de domingo com a Suíça, do Grupo A do Euro2008
Scolari vai poupar jogadores, mas não muda toda a equipa

Autor: Lusa/AO
 “A exemplo do que fiz no Mundial2006, no jogo com o México, vou misturar alguns jogadores que têm jogado com outros menos utilizados”, disse Scolari, confirmando apenas a titularidade do guarda-redes Ricardo e que Nuno Gomes ficará no banco. Bosingwa, que já viu um cartão amarelo e corre o risco de falhar os quartos-de-final se vir outro, também deverá ser poupado.
O técnico brasileiro reconheceu que tem de estar já “pensar no jogo dos quartos-de-final (quinta-feira, em Basileia, face ao segundo colocado do Grupo B)”.
"Temos que utilizar o que temos no banco neste jogo, pois já estamos qualificados e no primeiro lugar do grupo. Tem a ver com situações da parte física e também com a preocupação de dar ritmo a outros jogadores, com vista aos próximos jogos”, explicou.
Apesar de querer poupar alguns jogadores, Scolari não vai, assim, fazer uma revolução, cenário que parecia possível, pois pretende que se mantenha uma “certa estabilidade nos sectores” e “preservar algumas situações, como possíveis erros.
"Todos me dão garantias, já que os 23 que foram escolhidos têm todos grande qualidade... muitas vezes é difícil escolher o 'onze'. Vou fazer cinco ou seis alterações e, depois, as três substituições habituais”, explicou o seleccionador luso.
Em relação ao adversário, já eliminado, Scolari lembrou que a situação actual é boa, mas que o passado com os helvéticos não é muito favorável, com apenas “seis vitórias em 19 jogos”.
Quanto ao jogo dos quartos-de-final, e confrontado com a forte possibilidade de Portugal ter pela frente a Alemanha, Scolari deixou elogios aos germânicos: “claro que temo, pois gosto muito da Alemanha, uma equipa forte e muito bom táctica e tecnicamente”.
“Mas, para já, não tenho a certeza de que vai ser a Alemannha. Também pode ser a Áustria, que tem boa qualidade. Com o empate conseguido no fim frente a Polónia, agora pode sonhar e se vencer os alemães será o nosso adversário”, afirmou.
A finalizar, Scolari falou da exibição da Holanda face à França (4-1): “Se Portugal teria conseguido deter aquela equipa? Portugal ganhava à Holanda. Vou dizer que a minha equipa é pior do que qualquer outra...? Nunca”.
“A França tem um tipo de jogadores e nós outro e lembro que o nosso historial com a Holanda é positivo, basta recordar os jogos do Euro2004 (2-1, nas meias-finais) e no Mundial2006 (1-0, nos “oitavos”). A Holanda teria mais respeito por Portugal”, frisou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados